Escolas de Belo Horizonte recebem doação de livros da UFMG com dicas e boas práticas de comunicação acessível

Obras foram doadas em janeiro deste ano às bibliotecas da rede municipal

As bibliotecas das 323 escolas pertencentes à rede pública de educação de Belo Horizonte ganharam exemplares impressos do livro Comunicação e Acessibilidades: um guia para práticas hospitaleiras”, obra recém-lançada pelo Laboratório de Experimentações Sonoras (LES) da UFMG.

O livro foi organizado pelos professores do Departamento de Comunicação Social, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), Sônia Caldas Pessoa, Camila Mantovani, Ângela Marques e Phellipy Jácome.

Kits com os exemplares foram recebidos pelas bibliotecas em janeiro por intermédio da Diretoria de Educação Inclusiva e Diversidade Étnico Racial da Secretaria Municipal de Educação (Smed).

A impressão dos livros foi custeada com recursos financeiros aprovados, em 2023, pelo edital de produtos da Pró-reitoria de Extensão (Proex). A iniciativa é fruto do projeto de ensino, pesquisa e extensão Eu existo e me movo: experiências e mobilidade de pessoas com deficiência, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

A obra está disponível também em formato e-book no site da Editora Fi e, ainda, ganhou versão em audiolivro, que pode ser ouvido por meio do spotify da Rádio Terceiro Andar.

Acessibilidade e hospitalidade
A publicação traz dicas e informações relevantes sobre acessibilidade e hospitalidade em discursos, produtos midiáticos, audiodescrição, eventos, ambientes digitais e sobre o direito à comunicação acessível.

O guia reúne proposta de epistemologia para a concepção e aplicação prática a partir da interlocução entre quem pesquisa, ensina e realiza projetos de extensão na Universidade e quem vivencia a situação de deficiência no dia a dia.

O Laboratório de Experimentações Sonoras (LES), que é coordenado pelos professores Sônia Caldas Pessoa e Phellipy Jácome e o sonoplasta Frederico Pessoa, é vinculado ao Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Discursos e Experiências e ao Temporona: Coletivo de ações em temporalidades e narrativas.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG