Escolas de Brumadinho receberão livros arrecadados em ação social de estudantes do Centro Pedagógico da UFMG

Campanha visa contribuir para a reconstrução do acervo de bibliotecas escolares que foram impactadas pelo crime socioambiental ocorrido este ano

No período de 21 de outubro a 30 de novembro, os estudantes do 7º ano do ensino fundamental do Centro Pedagógico (CP) da UFMG, promovem a campanha comunitária Livro é vida, que estimula a doação de livros para ajudar escolas de Brumadinho a reconstruírem o acervo de suas bibliotecas. As doações podem ser feitas no Centro Pedagógico, campus Pampulha, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

A campanha é fruto de um trabalho interdisciplinar, realizado com os estudantes e mediado pelas professoras Renata Amaral e Malba Barbosa, sobre o fenômeno socioambiental desencadeado no município de Brumadinho, em janeiro deste ano.

No âmbito da geografia, o fenômeno em questão foi levado para a sala de aula e abordado sob diversos enfoques, com o intuito de construir uma visão ampla e crítica dos estudantes sobre o ocorrido. Na disciplina de língua portuguesa, foi realizada a leitura de diversos textos sobre o assunto e analisados os discursos sobre o fato, para conduzir os educandos a perceberem os efeitos de sentido de cada texto e seus impactos na sociedade.

Além disso, foram observadas várias campanhas comunitárias ligadas à reconstrução da cidade e outras, com foco nos textos que compõem tais companhas e o contexto de produção e recepção deles. Assim, as professoras viram a possibilidade de aliar aulas de português a uma ação solidária e criar uma situação real de circulação dos textos produzidos pelos educandos, bem como uma ação social com os estudantes em prol de uma causa relevante, que culminou com a campanha Livro é vida.

Para a divulgação da campanha, os próprios educandos produziram o material, como faixa, folder, cartaz e um vídeo. “Esse material pode ser divulgado por todos que constituímos a Comunidade CP-UFMG, para que sejamos muitos aliados na luta, na resistência e na formação de leitores cada vez mais críticos”, ressalta a professora Renata Amaral.

7ª Febrat

Esse trabalho social terá um stand na 7ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat), que ocorrerá de 21 a 23 de outubro, das 8h às 17h, no Centro Pedagógico da UFMG.

A Febrat é uma feira científica que promove a divulgação dos trabalhos desenvolvidos por estudantes da educação básica e educação profissional e tecnológica sob a orientação de professores das diferentes áreas de conhecimento. O tema da edição de 2019 é Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável, em consonância com a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento sob a responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com o envolvimento de diversas instituições.

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG