Espaço Aberto a Educadores: Espaço do Conhecimento UFMG promove dois encontros do projeto em maio

As atividades ocorrerão de forma presencial no dia 3 (quarta-feira), às 14h, e no dia 6 (sábado), às 10h

A interação entre o Espaço do Conhecimento UFMG e as escolas é uma forma de ampliar suas ações, promovendo a produção e transmissão de saberes na sociedade. Para dialogar sobre as possibilidades educativas das visitas em grupo ao museu, considerando também os momentos pré e pós-visita, o Espaço do Conhecimento realiza, desde 2020, o projeto Espaço Aberto a Educadores.

Em maio, no dia 3, às 14h, e no dia 6, às 10h, o Núcleo de Ações Educativas do museu promove mais duas edições presenciais do projeto. Para participar será necessária a inscrição prévia, disponível em formulário eletrônico, mediante o preenchimento das 30 vagas previstas para cada dia. Haverá emissão de certificado para os participantes.

Segundo Jonathan Barboza, assistente do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do museu, os encontros do Espaço Aberto a Educadores não se configuram como palestras ou cursos, mas como construções em conjunto, a partir do diálogo, para alinhar as expectativas em relação às visitas mediadas ao Espaço do Conhecimento. “Os professores fazem parte de processos da educação formal e a gente, no museu, da educação museal, não formal. Ambas têm lugares de encontro, mas também têm os distanciamentos que fazem cada forma de educação ter as suas características específicas. Então, no Espaço Aberto a Educadores conseguimos mostrar quais são as possibilidades que o Espaço do Conhecimento oferece para as escolas e como elas também podem aproveitar as especificidades da educação não formal”, afirma.

No evento, serão apresentadas ações direcionadas ao público escolar e diversas atividades do Espaço do Conhecimento para que professores e educadores possam planejar visitas com suas turmas de alunos, seja pela primeira vez ou em novos encontros. “A mediação no museu convida os professores a também se tornarem visitantes quando trazem grupos. A escuta dos alunos e dos contextos em que eles estão inseridos possibilita ampliar o diálogo na sala de aula e construir novos conhecimentos”, destaca Jonathan.

Saiba mais sobre o projeto no site do Espaço do Conhecimento UFMG!

Mais informações: agendamento.conhecimento@gmail.com / agendamento@espacoconhecimento.ufmg.br

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG