Espaço Aberto a Educadores: Espaço do Conhecimento UFMG promove encontros presenciais do projeto

A iniciativa ganhará, no mês de abril, dois encontros no museu, que acontecerão nos dias 2, às 10 horas, e 6, às 14 horas

Ações educativas nos museus e espaços culturais são transformadoras, tanto para quem as vivencia como público quanto para aqueles que as idealizam e realizam. Com o objetivo de ampliar o diálogo do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do museu com os professores e educadores que pretendem levar seus alunos ao Espaço  do Conhecimento UFMG ou que apenas querem conhecer as práticas educativas do museu, surgiu, em maio de 2020, o projeto Espaço Aberto a Educadores.

Em meio à pandemia, o projeto manteve suas atividades no ambiente virtual, e, agora, continuará presencialmente. Nos dias 2 e 6 de abril, às 10h e 14h, respectivamente, o Núcleo Educativo realizará encontros presenciais do projeto Espaço Aberto a Educadores. Nos encontros, os participantes conhecerão ações do museu especialmente preparadas para o público escolar e entenderão como se dará o agendamento de visitas de grupos em 2022, que será retomado em abril no Espaço do Conhecimento. Na mesma data, será lançada a versão impressa do livreto Espaço Aberto a Educadores, desenvolvido especialmente para os professores da educação básica. A atividade é aberta ao público, no entanto, para a participação será necessária a inscrição prévia, disponível em formulário eletrônico.

O livreto, homônimo ao projeto,  surgiu a partir do objetivo de apresentar as diretrizes educativas do Espaço do Conhecimento UFMG e fornecer apoio ao planejamento de visitas escolares, abordando temas como o processo de mediação, a acessibilidade,  a inclusão e a transdisciplinaridade.

Ao longo do último ano, uma intensa produção educativa foi realizada no museu, no meio digital, mesmo com as limitações impulsionadas pela pandemia. Após o avanço significativo da cobertura vacinal e a redução da taxa de contaminação da covid-19, o Espaço do Conhecimento amplia as articulações com os professores e educadores interessados em retomar as visitas em grupo ao museu.

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

Serviço:

Encontro - Espaço Aberto a Educadores

Quando: 2 e 6 de abril, às 10h e às 14h, respectivamente

Inscrições: https://forms.gle/ZNnwUQL3ZS1Q...

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários

Público: Professores da educação básica e educadores

Livreto - Espaço Aberto a Educadores: https://bit.ly/31Nms9G

Atividade gratuita