Espaço de Conhecimento UFMG lança pesquisa para conhecer perfis de seus públicos

Museu ampliou presença no ambiente digital durante a pandemia

Participantes das atividades virtuais promovidas pelo Espaço do Conhecimento UFMG estão sendo convidados para participar da pesquisa que pretende identificar os perfis de seus diferentes públicos. Os interessados em colaborar com o estudo devem preencher questionário eletrônico.

Coordenada pela professora Sibelle Cornélio Diniz, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG, a iniciativa, intitulada Estudo de público no Espaço do Conhecimento, pretende obter mais informações sobre os perfis dos diversos públicos, que, durante a pandemia, têm participado das atividades remotas realizadas pela instituição.

Os resultados do estudo poderão subsidiar a elaboração e planejamento de ações educativas e de mediação, o desenvolvimento de materiais didáticos e paradidáticos, projetos de futuras exposições e ações de comunicação do museu.

De acordo com a professora Camila Mantovani, coordenadora do Núcleo de Comunicação e Design, o Espaço do Conhecimento UFMG, que já tinha forte presença on-line, buscou ampliar o escopo de atividades virtuais. Para isso, foram intensificadas as produções de conteúdos na modalidade remota.

"Demos o nome de Espaço virtual ao conjunto de atividades on-line desenvolvidas pelo museu. Apostamos na diversidade de conteúdos e de plataformas e na promoção de entretenimento constante e variado, para manter o interesse do público que já seguia os canais e frequentava as atividades presenciais, e para formar novos públicos, uma vez que o ambiente virtual favorece a adesão de pessoas de qualquer localidade geográfica”, afirmou.

A coordenadora explica que, em 2020, houve um aumento significativo no número de seguidores e do alcance de engajamento nos canais do Espaço. “A pesquisa pretende desenvolver uma análise mais aprofundada dos dados obtidos por meio das interações via redes e plataformas digitais, tendo em vista a promoção de diagnóstico das ações de comunicação realizadas, para, dessa forma, obter elementos que contribuam, de forma efetiva, no planejamento estratégico da organização”, acrescentou. 

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352

http://www.espacodoconhecimento.org.br/