Espaço do Conhecimento da UFMG lança podcast com diálogos sobre cultura, cidadania, ciência e bem-estar

Primeira temporada do projeto Papo em Pauta conta com quatro episódios que serão liberados mensalmente

O projeto Papo em pauta do Espaço do Conhecimento UFMG estreia em formato de podcast após longa trajetória de debates presenciais e com transmissão virtual. Os dois primeiros episódios, já disponíveis, trazem o escritor Ettore Medeiros, para falar sobre o seu livro Sim, você odeia! – uma reflexão sobre os ódios contemporâneos que nós praticamos, e a professora, escritora e doutora em Economia Diomira Maria, para falar sobre turismo literário.

Episódio #1

Medeiros explica que os ódios contemporâneos ocorrem em um contexto permeado pelo ambiente digital, por crises econômicas e políticas e pelo individualismo. Para o professor, “a empatia, solidariedade, alteridade, autorreflexão e a capacidade de estabelecer elos em comum com o outro são alguns dos pontos fundamentais para que a sociedade possa enfrentar os ódios no cotidiano”.

Paulista de Sorocaba, Ettore Medeiros é doutor em Comunicação Social e coordenador do curso de Pós-graduação em Gestão de Diversidade e Inclusão nas Organizações da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Episódio #2

Dados divulgados em junho pelo Relatório Anual de Impacto Econômico do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), indicam que, em 2023, a contribuição do setor para o PIB do Brasil superará em 5% os níveis de 2019, pré-pandemia. Serão US$ 145,7 bilhões na economia nacional, chegando a 7,8% do PIB do país, e quase oito milhões de empregos diretos e indiretos. Diomira Maria explica, ao longo do bate-papo, como o turismo pode ser potencializado pela literatura, a partir de importantes contribuições socioeconômicas e ambientais.

Nascida na Bahia, Diomira atualmente mora em Faro, Portugal, para a realização de sua formação em pós-doutorado. Economista de formação, mestre em Turismo pela Universidad de Alicante (Espanha) e doutora em Economia. É professora no curso de Turismo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Leciona disciplinas que envolvem economia, turismo, cultura, museus e, a partir de seus estudos e interesses atuais, turismo literário. Em 2023, lançou seu mais novo romance, intitulado Uma Florença para Caravaggio (Editora Libertinagem).

Papo em Pauta

A primeira temporada do podcast reúne convidados especiais que batem papo sobre as mais diversas pautas contemporâneas, em quatro episódios veiculados mensalmente e associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG