Espaço do Conhecimento UFMG abre chamada para exibição de produções audiovisuais sobre a história de BH

Em comemoração à história de Belo Horizonte, o Espaço do Conhecimento UFMG e o Instituto Unimed-BH abrem a chamada temática 120 Anos de Belo Horizonte, um convite para a exibição de conteúdos audiovisuais, referentes à cidade, na Fachada Digital do museu.

A submissão de propostas pode ser realizada de 1º a 30 de setembro de 2017 por meio do formulário online. As produções podem ser em vídeo, conjuntos de imagens estáticas, música e outros conteúdos sonoros. O resultado dos projetos selecionados será divulgado no dia 17 de outubro, e as exibições terão início em dezembro deste ano. Para mais informações, acesse a chamada.

A chamada reforça a missão do Espaço do Conhecimento UFMG de levar à população as diferentes formas de construção do saber e do conhecimento. Voltada para a Praça da Liberdade, a Fachada Digital é um local privilegiado de experimentação e divulgação artística, cultural e científica na cidade.

Belo Horizonte

Com um projeto ousado, cheio de largas avenidas, parques planejados e grandiosas construções, o urbanista Aarão Reis prometia conferir ares modernos à tão aguardada nova capital das Minas Gerais. Aos ideais progressistas inspirados no mundo europeu, misturaram-se tradições e costumes que aqui já existiam. Assim, deixando para trás os vestígios do Império, surgiu Belo Horizonte.

De lá para cá, em seus 120 anos de existência, muita coisa mudou. O projeto inicial foi expandido para além dos limites da Avenida do Contorno, e a população, vinda dos mais diversos cantos do país, diversificou-se. No jeito manso e quieto de ser, seus habitantes criaram movimentos artísticos, espalharam cultura e fizeram ciência, elevando a capital a uma das principais do país.

Espaço do Conhecimento UFMG

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed e do Instituto Unimed.

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura.

Em 2016, mais de 1,4 milhão de pessoas foram beneficiadas, direta e indiretamente, pelo Programa Cultural Unimed-BH. Mais de 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores viabilizam este Programa ao escolher destinar parte do seu Imposto de Renda para o fomento de projetos socioculturais. A cada ano, as atividades conquistam aprovação e confiança, ampliando-se as adesões.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG