Espaço do Conhecimento UFMG aposta na hiperconexão em oficinas da Semana Nacional de Museus

Atividades promovem maior interação dos visitantes com os meios de comunicação do Espaço; atividades acontecem nos dias 19 e 20 de maio

Nos dias de hoje, qualquer passeio vira um storie no Instagram, um post no Facebook ou um tweet. Quem vai ao museu quer mostrar que esteve ali e as curiosidades que descobriu. Pensando nisso, o Espaço do Conhecimento UFMG convida as crianças a compartilharem suas impressões sobre a visita na oficina Olhares Cruzados.

A atividade acontece no próximo sábado, dia 19 de maio, às 15h, com o intuito de levantar mais pontes de conexão do museu com o público. Ao passarem pelas exposições, Terraço Astronômico e Planetário, crianças poderão fazer stories diretamente do Instagram oficial do Espaço, contando como foi passar por esses ambientes.

A ação integra a programação especial do Espaço do Conhecimento UFMG para a 16ª Semana Nacional de Museus que, neste ano, traz o tema Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8350 ou pelo site www.espacodoconhecimento.org.

Faça o seu próprio Relógio do Sol!

Também parte dessa programação, a oficina Relógio do Sol promove uma nova conexão com os visitantes. A partir dos pontos cardeais e das sombras projetadas pelo Astro-Rei, o público aprenderá a determinar a hora solar e convertê-la em horário padrão dos relógios convencionais.

As instruções para criar o aparelho serão disponibilizadas no site do Espaço. Os interessados poderão imprimir e criar o próprio relógio em casa. A oficina acontece no dia 19, às 14h, e no dia 20 de maio, às 15h.

Todas as atividades têm entrada gratuita. A Semana Nacional dos Museus comemora o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, quando espaços culturais brasileiros desenvolvem ações em rede. O evento é realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / 9 9306-0348

www.espacodoconhecimento.org.br