Espaço do Conhecimento UFMG celebra seus 14 anos com ingressos gratuitos para as Sessões de Planetário

Nos dias 23 e 24 de março, os visitantes poderão comemorar acessando gratuitamente dez exibições no Planetário do museu

Em 14 anos, o planeta Saturno terá percorrido quase metade de sua órbita solar, enquanto Vênus terá realizado apenas 21 rotações ao redor de seu eixo. Nesse mesmo período, o Espaço do Conhecimento terá celebrado 5.113 dias de existência. Desde sua inauguração em 21 de março de 2010, o museu recebeu uma constelação de mais de 790 mil pessoas, reafirmando seu compromisso como disseminador das diversas formas de conhecimento e servindo como ponte entre a Universidade e a sociedade, a partir de suas atividades de divulgação científica, cultural e artística.

Para celebrar este momento especial, durante o final de semana de seu aniversário, nos dias 23 e 24 de março (sábado e domingo), o Espaço do Conhecimento estenderá um convite especial aos visitantes: ingressos gratuitos para as sessões de astronomia em uma experiência de Planetário única em Minas Gerais! Sibelle Diniz, Diretora do Museu, destaca que a iniciativa visa atrair aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de explorar o Espaço do Conhecimento. "Esperamos que, após essa experiência, os visitantes se sintam motivados a voltar acompanhados de amigos, familiares e escolas, para continuarem desfrutando das atividades e conteúdos oferecidos!"

Os ingressos para as sessões de Planetário serão emitidos no dia da atividade, uma hora antes de cada exibição. Cada sessão possui a capacidade total de 65 pessoas. A retirada de bilhetes será individual, mediante disponibilidade.

Planetário:
No Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG, o público tem uma visão de 180º x 360º: todo o ambiente se transforma em uma espécie de cinema imersivo, com sensação de profundidade e total envolvimento. A sala conta com um projetor analógico e dois projetores digitais. Em um domo de 9 metros de diâmetro, o encontro dessas tecnologias permite a realização de sessões comentadas pela equipe de Astronomia do museu e sessões de filmes digitais fulldome. A experiência do ambiente contém estímulos visuais, sonoros e é recomendado o uso de agasalho.

Programação de Sessões:

SÁBADO

13h – Alvorecer da Era Espacial
14h – Da Terra ao Universo
16h – Era Uma Vez no Céu (sessão comentada)
18h – O Céu da Região Metropolitana de BH (sessão comentada)
19h – O Segredo do Foguete de Papelão
20h – Dois Pedacinhos de Vidro

DOMINGO
11h – Dois Pedacinhos de Vidro
13h – Arqueoastronomia Maia
14h – O Segredo do Foguete de Papelão