Espaço do Conhecimento UFMG debate uso de jogos digitais no ensino-aprendizagem

Formação promovida pelo museu abre 40 vagas para professores e estudantes

No próximo sábado, 22 de outubro, às 10h, será realizado o próximo encontro do Educação na Praça, o programa de formação de educadores do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 - Funcionários - BH/MG). A atividade traz como tema o Potencial dos jogos digitais nos processos de ensino-aprendizagem: Jogo Educacional Conecta Chronos e propõe ampliar o repertório dos educadores acerca do uso dos games nas escolas.

Para participar, professores do ensino básico, estudantes de licenciatura e demais profissionais da educação e da cultura interessados devem se inscrever neste formulário. O evento tem duração de cerca de duas horas e oferece 40 vagas, com emissão de certificado. O Educação na Praça é uma iniciativa gratuita do Espaço do Conhecimento UFMG, que realiza encontros sobre diferentes áreas do conhecimento, com atividades lúdicas para a construção e interação entre modelos e estratégias de ensino.

O evento promovido pelo Núcleo de Ações Educativas do museu também convida professores e estudantes de licenciatura a compreenderem como se dá o desenvolvimento de jogos educacionais e identificarem na prática como eles podem ser usados, a partir da experiência de uma partida do jogo Conecta Chronos, a ser realizada no local. A idealizadora do game, Laryssa Oliveira, irá ministrar a formação e compartilhar suas experiências com o uso dessas ferramentas lúdicas no processo educativo, um assunto que marcou sua trajetória acadêmica. 

Formada em Ciências Biológicas pela UFMG, Laryssa é mestra em Educação em Museus e Divulgação Científica pela mesma universidade. Durante a graduação, foi estagiária do Laboratório de Produção de Materiais Educativos de Embriologia (Lade) e atuou no desenvolvimento de jogos educacionais, ilustrações científicas e modelos tridimensionais. No mestrado, apresentou como trabalho final o jogo digital Conecta Chronos e, em seguida, realizou uma pós-graduação em Jogos para a Aprendizagem pela Faculdade Descomplica, em que desenvolveu a gamificação Minha Escola Sustentável em 30 Dias. 

Missão de salvar a ciência 

O jogo digital Conecta Chronos, que será apresentado pela palestrante e experienciado pelos participantes do encontro, busca inserir os jogadores em uma realidade distópica, ambientada no ano 2384. Nesse mundo, um governo autoritário toma o poder e manipula a sociedade a seguir seus interesses; as fake news tomam conta da mídia e a ciência perde toda a sua credibilidade. Como forma de resistência, um grupo de cientistas cria o projeto Conecta Chronos, que mapeia um túnel do tempo no universo para conectar diferentes tempos geológicos da Terra. 

O papel dos jogadores é viajar para esses tempos distintos e registrar a maior quantidade de informações das evidências científicas que comprovem a formação do planeta e a evolução dos seres vivos, encontrando desafios e questões pelo caminho. Essas coletas serão fundamentais para resgatar a identidade da humanidade e do planeta, servindo como acervo para o Memorial do Planeta Terra, unidade de salvaguarda da ciência nessa distopia.

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo do Estado de Minas Gerais. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult), é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). 

Serviço:

Educação na Praça – Potencial dos jogos digitais nos processos de ensino-aprendizagem: Jogo Educacional Conecta Chronos

Quando: 22/10 (sábado), às 10h 

Público: professores do ensino básico, estudantes de licenciatura e demais profissionais da educação e da cultura interessados no tema

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 - Funcionários - BH/MG)

Descrição: A formação de educadores do Espaço do Conhecimento UFMG, o Educação na Praça, promove o encontro Potencial dos jogos digitais nos processos de ensino-aprendizagem: Jogo Educacional Conecta Chronos, que discutirá formas de uso de games nas escolas. O encontro será ministrado pela bióloga Laryssa Oliveira, criadora do jogo Conecta Chronos, que abordará sua experiência com o tema da formação e promoverá uma partida com o público.

Inscrição: https://bit.ly/3Var14I 

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

Serviço

'Educação na Praça – Potencial dos jogos digitais nos processos de ensino-aprendizagem: Jogo Educacional Conecta Chronos'

22 de outubro de 2022

10h

Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 - Funcionários - BH/MG)