Espaço do Conhecimento UFMG divulga atividades gratuitas do final de semana

No próximo final de semana, dias 2 e 3 de novembro, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece diversas opções aos visitantes. No sábado, 2 de novembro, uma contação de histórias revela narrativas curiosas sobre o satélite natural da Terra, a Lua, às 14h. Além disso, às 18h15, a oficina Brincando de contar histórias usa música e brincadeiras em outra contação que convida à participação ativa do público. No domingo, 3 de novembro, a contação de histórias vai ser direcionada ao passeio pela cultura budista, às 15h. As atividades são gratuitas e possuem classificação etária livre. O endereço do Espaço do Conhecimento é Praça da Liberdade, 700, Funcionários, Belo Horizonte.

Contos da Lua
Muita gente já ouviu falar de São Jorge, que é visto por seus devotos empunhando uma espada e montado em seu cavalo na superfície lunar. Já os chineses enxergam outra silhueta no satélite natural terrestre: um coelho. Os alemães, por sua vez, veem um alfaiate e uma máquina de costura. Essas são apenas três das centenas de narrativas que cercam a Lua.

Algumas delas serão contadas no Espaço do Conhecimento UFMG, no próximo sábado, às 14h. Contos da Lua vai revelar aos visitantes do museu como cada povo interpretou a Lua de maneiras distintas ao longo do tempo. A divertida atividade tem duração de uma hora. A classificação é livre. É preciso retirar uma senha na recepção.

Brincando de contar histórias
No próximo sábado, o Espaço do Conhecimento UFMG vai mostrar que qualquer um pode contar histórias! A criançada adora as contações que ocorrem no museu e, por isso, às 18h15, os visitantes vão usar a imaginação e o próprio corpo para narrar diferentes crenças sobre o surgimento do mundo e do ser humano.

Brincando de contar histórias usa música e brincadeiras em uma contação diferente: o público participa ativamente das cenas. A atividade tem classificação livre. Os interessados devem retirar uma senha na recepção antes do início da oficina.

Contos Orientais
O pequeno chinês Ping é um dos personagens que saem de uma mala e ajudam a narrar uma antiga fábula. Segundo a tradição, tudo que o menino plantava florescia, mas a semente dada pelo imperador não brotava. A honestidade de Ping é o fundo moral do conto, que aborda os princípios budistas. No próximo domingo, às 15h, essa e outras histórias serão apresentadas aos visitantes do Espaço do Conhecimento UFMG.

Direcionada especialmente ao público infantil, Contos Orientais leva os pequenos a um mergulho pela cultura oriental, com reflexões sobre conceitos como generosidade e compaixão. Ao final, as crianças produzem desenhos sobre o que ouviram. A contação de histórias tem classificação indicativa livre. Para participar, é preciso retirar uma senha na recepção.

A programação do Espaço também conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contações de histórias e percursos pelas exposições prometem agitar o mês de novembro. Para mais informações, acesse o site e confira as redes sociais.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

www.espacodoconhecimento.org.br

Fim de semana no Espaço do Conhecimento UFMG