Espaço do Conhecimento UFMG divulga atividades gratuitas do final de semana

No próximo final de semana, dias 9 e 10 de novembro, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece diversas opções aos visitantes. No sábado, 9 de novembro, às 10h, o Café Controverso promoverá um debate sobre energias alternativas. Na parte da tarde, às 14h, os visitantes produzirão imagem do universo com técnicas de gravura, formando um único carimbo. No mesmo horário também será realizada uma contação de histórias em Libras, abordando personagens importantes da cultura africana. Em seguida, às 15h, uma contação de histórias fará um passeio pela história da escrita, indo da mitologia antiga à imprensa de Gutemberg. Para fechar o dia, às 18h15, a criançada poderá conhecer povos indígenas com a ajuda de um quebra-cabeça em uma divertida oficina. No domingo, 10 de novembro, as crianças explorarão curiosidades da diversidade terrestre em um percurso temático pela exposição Demasiado Humano. As atividades são gratuitas e possuem classificações etárias diversas. O endereço do Espaço do Conhecimento é Praça da Liberdade, 700, Funcionários, Belo Horizonte.

Café Controverso: Diálogos do Movimento
No Café Controverso de novembro, o Espaço do Conhecimento UFMG debate um tema que inquieta cientistas e ambientalistas: quais fontes de energia alternativa poderiam ser empregadas para um mundo mais sustentável? Em parceria com a Petrobras, a discussão acontece no sábado, às 10h, na cafeteria do museu. Os visitantes podem participar com comentários e perguntas.

O Café Controverso: Diálogos do Movimento recebe Paulo Rodrigues - doutor em Mineralogia, Geologia e Cristaloquímica pela Johannes Gutenberg Universität (Alemanha) e professor do Programa de Pós-graduação e pesquisador titular do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) – e Sonia Mercedes, doutora em Energia, mestre em Engenharia e professora da Escola de Engenharia da UFMG. A dupla vai debater alternativas energéticas para o país e analisar a situação atual.

Imprimindo o céu
Planetas, satélites, estrelas, constelações, asteroides, meteoros, cometas, galáxias... Cada um desses elementos celestes são peças de um grande quebra-cabeça: nosso imenso universo! No próximo sábado, às 14h, o Espaço do Conhecimento UFMG promete ajudar os visitantes a vislumbrar o cosmos na atividade Imprimindo o céu.

Os participantes vão construir coletivamente um céu a partir de técnicas de gravura. Cada pessoa irá gravar um pedacinho do universo em folhas, que serão posicionadas lado a lado, formando um único carimbo, impresso em um grande papel. A atividade tem é indicada para maiores de 7 anos.

Sábado com Libras: Histórias da África de A a Z
Akan, Banto, Yorubá e Zulu são algumas das culturas africanas, plurais em crenças e imaginários, fazendo deste continente tão diverso. No próximo sábado, também às 14h, o público vai conhecer a história desses povos e seus heróis, que inspiram o mundo.

Em Histórias da África de A a Z, a atriz e intérprete Dinalva Andrade apresenta as personagens importantes desses povos por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A contação de histórias tem classificação livre. Para participar, é necessário retirar uma senha na recepção.

Histórias que contam o livro
Pode até parecer que não, mas o deus egípcio Thoth, o incêndio da biblioteca de Alexandria e as habilidades do herói mesopotâmico Etana são parte de uma mesma história: a da escrita no Ocidente. No sábado, o Espaço do Conhecimento UFMG vai passear pelas mitologias grega, egípcia e babilônica e pela vida de Johannes Gutenberg, inventor da imprensa, na atividade Histórias que contam o livro.

A contação de histórias está marcada para as 15h. Os visitantes vão conhecer a trajetória da escrita a partir de vestígios deixados, há milhares de anos, em tabuinhas de argila, papiros e pergaminhos. A classificação é livre. Para participar, basta retirar uma senha na recepção do museu.

(Des)encaixando
O Espaço do Conhecimento UFMG sabe que a melhor forma de aprender é brincando. Por isso, no próximo sábado, às 18h15, as crianças vão descobrir o universo indígena brasileiro com a ajuda de um quebra-cabeça superdivertido. A oficina (Des)encaixando revela ao público infantil a diversidade desses povos no país, com foco nas comunidades Ye’kwana, Yanomami, Xakriabá, Tikmu’un e Pataxó.

A atividade tem classificação livre e termina com uma contação de histórias sobre os povos representados nos quebra-cabeças. Os interessados em participar não precisam realizar inscrição. Basta retirar uma senha na recepção do museu. A duração média da brincadeira é de uma hora.

O Planeta e Seus Habitantes
Em quatro bilhões de anos, a Terra já passou por muitas mudanças e foi habitada por diferentes espécies. Não é à toa que muitas dúvidas surgem: buraco negro leva mesmo para outra dimensão? Dinossauro tem orelha? Muitas perguntas curiosas serão respondidas em um percurso pela exposição Demasiado Humano, no domingo, às 15h.

A atividade O Planeta e Seus Habitantes retoma o surgimento do Universo e da Terra, passando pelas transformações que o mundo sofreu nesses bilhões de anos. O percurso é indicado para crianças e tem duração de uma hora. Para participar é preciso retirar uma senha na recepção do museu.

A programação do Espaço também conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contações de histórias e percursos pelas exposições prometem agitar o mês de novembro. Para mais informações, acesse o site e confira as redes sociais.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / 98797-0352

www.espacodoconhecimento.org.br

Serviço

Fim de semana no Espaço do Conhecimento UFMG

9 e 10 de novembro

Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH