Espaço do Conhecimento UFMG divulga programação do fim de semana

Debate sobre energia limpa, com a participação de especialistas, marca as atividades e mostra a preocupação com o futuro do planeta

A programação do Espaço do Conhecimento neste sábado e domingo, dias 7 e 8 de dezembro, oferece variadas opções, com entrada gratuita. As atividades terão início com um debate sobre energia limpa, no projeto Café Controverso: diálogos do movimento, no dia 7, às 10h, sujeito à lotação.

Em uma única década -- de 1990 a 2010 --, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o número de pessoas com acesso à energia elétrica cresceu 1.7 bilhão. E esse valor não para de aumentar: a população vem se tornando maior e, com ela, a demanda por energia também. O cenário é preocupante e tem resultado em mais emissões de gás carbônico. Para alterar essa situação, a principal aposta está nas energias limpas.

O debate sobre a importância do uso de fontes energéticas que não emitam gases estufa tem como tema Energia limpa: isso existe? e recebe especialistas no assunto. Engenheira elétrica e física, a palestrante Antônia Sônia Cardoso Diniz é professora da PUC Minas e coordenadora do Grupo de Estudos em Energia (GREEN Solar), o outro debatedor é o engenheiro civil e professor da Escola de Engenharia da UFMG Adalberto Carvalho de Rezende, que tem se dedicado à temática do uso racional de água e energia.

Teatro dos Planetas

A oficina Teatro dos Planetas ocorrerá no dia 7 de dezembro, às 14h. Os visitantes serão convidados a reproduzirem os movimentos e as posições dos corpos celestes que integram o Sistema Solar de uma forma muito divertida. Ao encarnarem Júpiter, Vênus, Saturno e outros planetas, os participantes aprendem, por exemplo, sobre a velocidade em que eles giram em torno do Sol. Tudo isso acontece em um amplo Tapete Astronômico, sobre o qual o público identifica as órbitas e encena a translação dos corpos celestes.

Para participar da atividade, indicada para maiores de 6 anos de idade, é necessário retirar senha na recepção do museu.

Sábado com Libras

Em dezembro, vivências plurais estão em pauta no Espaço do Conhecimento UFMG, que acaba de lançar a mostra Mundos Indígenas. No sábado, às 14h, quem se comunica por Língua Brasileira de Sinais poderá visitar a exposição recém-inaugurada na companhia de Dinalva Andrade, atriz e intérprete de Libras.

A mostra foi elaborada a partir de conceitos propostos por curadores indígenas dos povos Ye'kwana, Yanomami, Xakriabá, Pataxoop e Tikmũ’ũn. Para exibir esses mundos, a exposição lança mão de ilustrações, gravuras, animações, além de objetos e artefatos como máscaras, cerâmicas e cestarias.

Médicos da arte

Existem doutores de vários tipos: os que cuidam de pessoas, aqueles dedicados à saúde dos animais e também os que tratam da arte. Neste sábado, às 15h, o público infantil poderá entender os processos de conservação de obras na atividade Médicos da Arte: oficina de restauração.

Voltada para as crianças, a oficina mostra como higienizar uma pintura e explica o que a acidez tem a ver com o papel. Os pequenos poderão experimentar o ofício da restauração a partir de procedimentos básicos de reparo em livros, documentos e obras artísticas, que serão os pacientes dos pequenos médicos da arte.

A participação é indicada para maiores de 5 anos de idade. É preciso retirar uma senha na recepção do museu.

Clubinho de Leitura

O público infantil está convidado a embarcar no mundo literário de uma forma bem divertida, também no dia 7 de dezembro, às 18h15, quando o Clubinho de Leitura mergulha em mais um clássico: O menino do dedo verde, do francês Maurice Druon. O escritor nasceu em Paris, mas tinha um bisavô brasileiro, o jornalista e político maranhense Odorico Mendes, famoso por traduzir autores como Homero e Virgílio.

O menino do dedo verde é uma fábula pioneira na abordagem de questões como convívio social, ética, cidadania e ecologia. A obra ficou famosa entre o público infanto-juvenil e é adotada por muitas escolas de ensino fundamental.

Contação de histórias

A atividade de Contação de Histórias nas Cosmogonias abordará o universo e a vida na Terra, nos dias 8 e 29 de dezembro, às 15h. A diversidade da espécie humana se revela nas mais diferentes culturas pelo mundo. Cada uma enxerga a origem do universo e da humanidade de uma forma distinta. Não existe uma resposta única para esses questionamentos.

Na atividade, o público é apresentado às narrativas da criação do cosmos à luz das interpretações das tradições yorubá, maia, maxacali, judaico-cristã e grega, que integram a exposição Demasiado Humano. A classificação é livre.

Serviço:

Atividades do fim de semana no Espaço do Conhecimento UFMG

Onde: Espaço do Conhecimento – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH

Entrada: gratuita

Café Controverso: Diálogos do Movimento

Tema: Energia limpa: isso existe?

Quando: 7 de dezembro, às 10h

Classificação: livre

Entrada: gratuita

Teatro dos Planetas

Quando: 7 de dezembro, às 14h

Classificação: a partir de 6 anos

Sábado com Libras: Visita pela Exposição Mundos Indígenas

Quando: 7 de dezembro, às 14h

Classificação: livre

Entrada: gratuita

Médicos da Arte: oficina de restauração

Quando: 7 de dezembro, às 15h

Classificação: a partir de 5 anos

Clubinho de Leitura: O menino do dedo verde

Quando: 7 de dezembro, às 18h15

Entrada: gratuita

Classificação: livre

Contação de Histórias nas Cosmogonias

Quando: 8 e 29 de dezembro, às 15h

Classificação: livre

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / 98797-0352

www.espacodoconhecimento.org.br

Serviço