Espaço do Conhecimento UFMG estreia observação do Sol com telescópio especial aos domingos

Atividade começa no dia 1º de abril, às 11h; serão distribuídas 120 senhas por ordem de chegada

O Espaço do Conhecimento UFMG realizará observação do Sol todos os domingos, a partir do dia 1º de abril. Das 11h às 13h, o público poderá olhar para o Astro-Rei com o auxílio de um telescópio solar, que permite ver a estrela em detalhes, percebendo manchas solares e ejeção de matéria. Além do equipamento, haverá óculos especiais para observação da estrela.

A atividade acontece no quinto andar do Espaço, com o acompanhamento da equipe do Núcleo de Astronomia. O Terraço Astronômico possui um teto retrátil e tem entrada gratuita. O acesso é feito por meio da retirada de uma senha individual na recepção do museu. São distribuídas 120 senhas, por ordem de chegada, a partir das 10h. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700. Para mais informações entre em contato pelo telefone (31) 3409-8350.

O Espaço alerta que a observação direta do Sol, a olho nu ou com equipamentos óticos inadequados, pode trazer danos irreversíveis à visão, como cegueira.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Serviço:

Observação do Sol

Data: A partir de 1º de abril

Horário: 11h às 13h

Local: Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH

Entrada: Retirada de senha, na recepção, a partir das 10h

Assessoria de Imprensa da UFMG