Espaço do Conhecimento UFMG exibe a Lua na Fachada Digital

Museu preparou uma programação especial, em noite internacional de observação do astro, com sessões de Planetário, oficina e observação noturna n

No próximo sábado, dia 28 de outubro, data marcada como a Noite Internacional de Observação da Lua, o Espaço do Conhecimento UFMG exibe imagens da Lua, obtidas por telescópio, em sua Fachada Digital.

Enquanto isso, no Terraço Astronômico, haverá a última observação noturna do ano no museu. Isso porque a atividade é suspensa durante o horário de verão. A partir das 17h30, serão distribuídas 120 senhas para quem deseja ver a Lua pelas lentes de um telescópio. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700, bairro Funcionários. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8350.

No Mundo da Lua

Além da programação à noite, o Espaço também realiza a oficina As Fases da Lua, que ensina os participantes a prever a visibilidade do satélite natural em qualquer dia e horário, descobrir quando ele nasce e se põe, entender suas fases e o porquê da ocorrência de eclipses.

São utilizados modelos construídos em papel, a luz do Sol e o próprio corpo dos participantes para a compreensão dos fenômenos. A atividade acontece às 15h e tem classificação indicativa para crianças com oito anos ou mais.

No Planetário, o Espaço preparou um dia com sessões em que é possível contemplar a Lua, como a exibição A Lua e o Zodíaco, na qual vários fenômenos relacionados ao nosso satélite natural são explicados, como o ciclo lunar e o reconhecimento das constelações por onde ela passa. A Noite Internacional de Observação da Lua é comemorada em diversos países ao redor do mundo. A data foi proposta pela agência espacial Nasa.

O Espaço do Conhecimento UFMG é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Noite Internacional de Observação da Lua

Sábado, 28 de outubro de 2017

Transmissão ao vivo da Lua na Fachada Digital

Quando: a partir das 19h