Espaço do Conhecimento UFMG integra 5ª Semana do Cérebro com Projeto Pense Bem e atividades mediadas por intérprete de Libras

As atividades acontecem nos dias 15 e 16 de março, gratuitas e com classificação livre

Podendo levar à morte e à incapacidade, as lesões traumáticas atingem principalmente os jovens. São eles os que mais se envolvem em acidentes durante a prática esportiva e de carro, por exemplo. O cenário é crítico: o traumacranioencefálico (TCE) configura uma endemia no Brasil. Alertar para a gravidade do problema no nosso país é o objetivo do Projeto Pense Bem, que chega ao Espaço do Conhecimento UFMG nos dias 15 e 16 de março, como parte da 5ª Semana do Cérebro, das 10h às 17h na sexta-feira, e das 10h às 21h no sábado.

Durante todo o horário de funcionamento do museu, os visitantes poderão conferir animações que, com uma linguagem acessível, tratam de temas como a anatomia do sistema nervoso central, o trauma cranioencefálico e o risco de quedas e de alguns comportamentos, como levantar peso de forma inadequada. Além disso, folhetos e cartilhas com histórias em quadrinhos, instruções e dicas para a prevenção de acidentes serão distribuídos.

O Projeto Pense Bem foi idealizado pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) há mais de 20 anos. No Espaço, o evento de conscientização é uma realização da Liga de Neutrauma. A participação é gratuita.

Sábado com Libras
Ainda com objetivo de tornar mais acessíveis os saberes relacionados ao estudo da mente humana, o Espaço do Conhecimento UFMG trará oficinas sobre o tema mediadas em Língua Brasileira de Sinais (Libras), no sábado, 16 de março, das 14h às 17h. Durante o período, a atriz e intérprete Dinalva Andrade estará presente nas atividades da 5ª Semana do Cérebro, auxiliando visitantes surdos. A entrada é gratuita, e a classificação etária é livre.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / 9 8797-0352

www.espacodoconhecimento.org.br