Espaço do Conhecimento UFMG integra Noturno nos Museus com observação do céu com telescópio

Participação no evento de sexta-feira, realizado pela Prefeitura de BH, também inclui sessões no Planetário, contação de histórias e oficina

Muita gente reclama que não consegue visitar os museus por causa do horário de funcionamento. Pensando nisso, a Prefeitura de Belo Horizonte promove, na próxima sexta-feira, 5 de julho, o Noturno nos Museus! Neste dia, 26 instituições de ciência e cultura da capital mineira ficam abertas à noite, atraindo mais público. O Espaço do Conhecimento UFMG participa do evento com observação do céu com telescópios, exibição de sessões no Planetário, contação de histórias e oficina! O horário de funcionamento será estendido até às 21h.

Com entrada gratuita, a atração mais procurada do Espaço começa às 19h. A Observação Noturna permite que os visitantes vejam objetos celestes no céu, como a Lua, planetas e aglomerados de estrelas, a partir de dois telescópios. Os interessados devem retirar uma senha a partir das 17h30. A atividade tem capacidade máxima de 120 participantes.

No mesmo andar do Terraço Astronômico, o Planetário exibirá sessões sobre diversos temas da astronomia. Às 18h, o público assiste a O Céu de Belo Horizonte, que aborda constelações, planetas e estrelas observadas a olho nu, na cidade, na noite corrente. Já às 19h, o filme O Segredo do Foguete de Papelão mostra uma viagem fantástica pelos planetas do Sistema Solar imaginada por crianças que constroem um foguete com caixas de papelão. A última sessão começa às 20h. Arqueoastronomia Maia mostra seis templos maias nos quais o espectador descobre a importância das orientações dessas construções em relação ao movimento de alguns astros como o Sol, a Lua e Vênus.

A entrada no Planetário é a única atividade paga do Espaço. Os ingressos custam R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia).

Maratona de histórias!
O museu também preparou uma maratona de contação de histórias especial. Durante quatro horas, os mediadores do Espaço se revezam na narração das crenças das mais diversas culturas sobre o surgimento do ser humano e do universo. O foco é nas tradições judaico-cristã, maxakali, grega, iorubá e maia. Contação de Histórias nas Cosmogonias começa às 18h e tem classificação etária livre. A atividade será acessível em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O ritmo em foco
A exposição temporária do Espaço do Conhecimento UFMG, Energia em Movimento, convida o público a repensar as dinâmicas humanas em relação à energia e ao movimento. Às 19h15, o passeio pela mostra será diferente com o percurso Caminhos do Movimento: ritmo, que aborda os significados desse conceito na arte, na música e na dança, além de suas relações com o corpo e a física. Podem participar pessoas a partir dos seis anos. A entrada é gratuita.

Noturno nos Museus
O projeto é da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura e entra em sua 6ª edição. O evento tem por objetivo fomentar a apropriação e a fruição do público em relação aos museus de Belo Horizonte, proporcionando às pessoas a oportunidade de visitar essas instituições em horários alternativos, bem como acompanhar as atividades que são realizadas nos museus da cidade.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG