Espaço do Conhecimento UFMG lança a edição 2021-2022 do 'Calendário Astronômico', em versão on-line

Publicação traz os principais eventos celestes que podem ser observados de solstício a solstício, e muito mais

O Espaço do Conhecimento UFMG lança hoje, 30 de julho, a versão on-line do Calendário Astronômico Solstício a Solstício 2021-2022. De forma leve, interativa e divertida, o calendário apresenta algumas curiosidades sobre astronomia e informa as datas em que ocorrerão eventos celestes que podem ser observados a olho nu, sem o auxílio de instrumentos. A publicação contempla o período entre os Solstícios de Inverno de 2021 e 2022, começando e terminando na estação que é a mais indicada para a contemplação do céu, devido às noites mais longas e secas no hemisfério Sul.

A versão on-line da publicação estará disponível para download no próprio site do Espaço do Conhecimento, a partir das 12h. Acesse em: www.ufmg.br/espacodoconhecimento.

A cada ano, o Calendário é lançado em um formato inédito. Nesta edição, o material funciona como um diário de bordo, motivando os observadores a registrarem suas análises, pensamentos e sentimentos enquanto olham para o céu. Ao lado dos personagens já conhecidos pelo público - a astronauta Kate e o robô explorador Jojô -, o leitor poderá se aventurar pelas páginas e encontrar, a cada mês, uma proposta de atividade diferente, que deve ser realizada observando o céu na direção, dia e horário indicados.

Calendário Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG é um material de entretenimento, ensino e divulgação científica, produzido pelo museu desde 2017, com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos colaboradores e cooperados. A publicação busca instigar a curiosidade dos que já foram cativados pelos mistérios do universo e despertar o interesse daqueles que ainda desconhecem o céu, estimulando-os a parar por um momento - ou muitos - e olhar para as estrelas.

Espaço do Conhecimento UFMG

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo do Estado de Minas Gerais. O Espaço do Conhecimento integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais visando ampliar o acesso à cultura, a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e da Lei de Incentivo à Cultura (Federal), o que foi viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

Serviço:

Lançamento do Calendário Astronômico 2021-2022 do Espaço do Conhecimento UFMG

Quando: 30 de julho, às 12h, no site www.ufmg.br/espacodoconhecimen...

Classificação: livre

Assessoria de Imprensa UFMG