Espaço do Conhecimento UFMG lança Visita Virtual à exposição Mundos Indígenas, no dia 21 de setembro

O lançamento acontecerá durante a abertura do IV Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior – Forcult, dentro da progr

A história dos povos indígenas brasileiros não é uma só. Tão grande quanto um continente, nosso país abriga populações plurais, com costumes e tradições diversas. Na exposição Mundos Indígenas, aberta pelo Espaço do Conhecimento UFMG em dezembro de 2019, são apresentados ao público os modos de viver, de saber e de se cuidar dos povos Maxakali, Pataxoop, Xakriabá, Yanomami e Ye’kwana. Na mostra, patrocinada pelo Instituto Unimed-BH e BDMG Cultural, os conceitos foram propostos por um conjunto de curadores e curadoras indígenas, que nos convidam a conhecer seus mundos. Mundos que criam e envolvem existências humanas e outras – como plantas, animais e espíritos – com quem convivem e compartilham o respeito e o amor à Terra.

Com o fechamento dos museus no final de março, devido à pandemia de covid-19, as visitas à exposição foram suspensas. Diante disso, seu período de realização, que seria até agosto de 2020, foi prorrogado até julho de 2021, o que amplia a possibilidade de visitação, após ser autorizada a reabertura dos museus. Enquanto isso, o Espaço do Conhecimento UFMG preparou uma série de vídeos inéditos para propiciar ao público a experiência da visita virtual à exposição. O lançamento será realizado no dia 21 de setembro, às 18h50, durante o IV Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior – Forcult, dentro da programação do 52º Festival de Inverno da UFMG, por meio da fala, em vídeo, da professora Ana Maria Rabelo Gomes, da Faculdade de Educação da UFMG, uma das coordenadoras da exposição.

A série Visita Virtual à Exposição Mundos Indígenas é composta por seis vídeos, sendo o primeiro uma introdução ao universo da exposição e os outros cinco uma apresentação dos conceitos que os curadores e curadoras dos cinco povos escolheram para apresentar os seus mundos. A construção do roteiro foi feita de forma colaborativa pelas equipes dos Núcleos de Ações Educativas, Expografia e Audiovisual do museu. O roteiro partiu das experiências de mediação no período anterior às medidas de distanciamento social e buscou construir uma visita onde o espectador, a partir do vídeo introdutório, pode criar o seu próprio percurso de contato com os conceitos apresentados na exposição, disponibilizados nos outros vídeos. Assim, os vídeos são independentes uns dos outros e podem ser vistos na ordem que o espectador desejar. Os conceitos são apresentados como um convite para que o espectador conheça esses mundos indígenas, evitando a necessidade de comparações e traduções a partir da sua própria realidade.

Os seis vídeos da Visita Virtual à Exposição Mundos Indígenas estarão disponíveis ao público no canal do Espaço do Conhecimento UFMG, no YouTube (www.youtube.com/espacoufmg), a partir das 19h do dia 21 de setembro.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço pertence à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH.

Serviço:

Visita Virtual à Exposição Mundos Indígenas

Quando: a partir das 19h do dia 21 de setembro

Onde: canal de YouTube do Espaço do Conhecimento UFMG - www.youtube.com/espacoufmg

Classificação: livre

Assessoria de Imprensa UFMG