Espaço do Conhecimento UFMG oferece atividades gratuitas no final de semana

No próximo final de semana, dias 30 e 31 de março, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece diversas opções gratuitas aos visitantes. No sábado, às 15h, os visitantes irão criar cenários e dar vida a personagens na Oficina de Animação: Cosmogonias. Em seguida, às 17h, o Sábado com Libras promove uma visita mediada à mostra Energia em Movimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para finalizar o dia, às 18h15, o Clube de Leitura vai debater a obra utópica de Charlotte Perkins Gilman Terra das Mulheres, sobre uma sociedade habitada apenas por mulheres. No domingo, ás 15h, o Espaço oferece uma atividade infantil com jogos surgidos nas aldeias indígenas.

Oficina de Animação: Cosmogonias
O tema da atividade Oficina de Animação serão as cosmogonias, narrativas sobre o surgimento do Universo sob a perspectiva de várias culturas. A partir dessas histórias, as crianças vão criar um roteiro sobre a origem de tudo que existe. As animações serão feitas com massinha de modelar.

Podem participar pessoas a partir de cinco anos. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar uma senha na recepção.

Visita mediada em Libras na exposição Energia em Movimento
A nova exposição temporária do Espaço do Conhecimento UFMG é repleta de aparatos interativos. Quem visitar a mostra Energia em Movimento vai se deparar com panos que descem do teto e precisam ser tocados para que contem as mais variadas definições de movimento. Em outra instalação, equipamentos vestíveis vão revelar a dinâmica de movimentação do corpo.

Com o intuito de tornar esse ambiente expositivo mais acessível ao público surdo, o Sábado com Libras promove uma visita mediada em Língua Brasileira de Sinais (Libras), a partir das 17h. Os interessados devem retirar uma senha gratuita na recepção. A classificação etária é livre.

Clube de Leitura – Terra das Mulheres
Uma sociedade utópica, composta apenas por pessoas do sexo feminino, é o cenário do próximo livro a ser debatido no Clube de Leitura do Espaço do Conhecimento UFMG. Os visitantes conversam sobre Terra das Mulheres, publicado em 1915 pela romancista norte-americana Charlotte Perkins Gilman.

Na trama, três exploradores homens compartilham suas impressões sobre o país habitado somente por mulheres. Segundo os personagens, uma sociedade assim seria caótica, selvagem e inviável, o que os leva a oscilar entre suas finalidades científicas naquele território e o impulso dominador. Para participar dessa discussão, os interessados devem se inscrever pelo e-mail conhecimento.monitoria@gmail.com. As vagas são limitadas.

Brincadeiras Indígenas
Muitas brincadeiras da nossa infância têm origem nas aldeias indígenas, como peteca, pião e perna de pau. Com o intuito de mostrar a presença dessa cultura na vida de quem mora na cidade, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza a atividade Brincadeiras Indígenas.

Voltada para o público infantil, a oficina apresenta aos pequenos uma variedade de jogos que surgiram entre os povos indígenas. Além de brincar, as crianças vão conhecer um pouco sobre a história de cada um deles. Podem participar pessoas acima de cinco anos. É preciso retirar uma senha na recepção do museu.

A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contação de histórias e percursos pelas exposições prometem agitar o mês de março. Para mais informações, acesse o site e confira as redes sociais.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.
Serviço: Fim de semana no Espaço do Conhecimento UFMG
Endereço: Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH