Espaço do Conhecimento UFMG oferece atividades gratuitas no final de semana

No próximo final de semana, dias 6 e 7 de abril, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece diversas opções gratuitas aos visitantes. No sábado, às 14h, os visitantes irão encenar planetas do Sistema Solar em uma oficina. Em seguida, às 17h, o público poderá aprender a Língua de Sinas com ajuda de um divertido jogo de cartas. No final do dia, às 18h15, durante um passeio interativo pela exposição Energia em Movimento serão discutidos os conceitos de energia, movimento e latência. No domingo, ás 15h, uma oficina incentiva o lado artístico das crianças com a realização de jogos teatrais.

Teatro dos Planetas
O Espaço do Conhecimento UFMG sabe que aprender brincando é muito mais divertido! Por isso, às 14h, o público é convidado a encenar corpos celestes do Sistema Solar para compreender seus movimentos e posições. A oficina Teatro dos Planetas é indicada para maiores de seis anos.

Ao encarnarem Júpiter, Vênus, Saturno e outros planetas, os participantes aprendem, por exemplo, sobre a velocidade em que eles giram em torno do Sol. Tudo isso acontece em um amplo Tapete Astronômico, sobre o qual os visitantes identificam as órbitas e encenam a translação dos corpos celestes. Para participar, é preciso retirar uma senha na recepção.

Librário do Conhecimento
O público está convidado a aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) de forma bem divertida. Às 17h, o projeto Sábado com Libras realiza o Librário do Conhecimento, um jogo de cartas diferente. Com classificação livre, a atividade é uma forma lúdica de usar materiais didáticos inclusivos.

O Librário é uma tecnologia social que trabalha a relação entre ícones, sinal em Libras e palavra em português e foi desenvolvido no Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Em 2017, o Espaço criou sua própria versão do jogo com auxílio dos desenvolvedores. Os participantes serão orientados pela atriz e intérprete de Libras Dinalva Andrade.

Caminhos do movimento: latência
Tão difícil quanto descobrir se a galinha veio antes do ovo ou vice-versa é pensar em uma ordem cronológica para os conceitos de energia e movimento: eles estão constantemente ligados e se desdobrando em outros elementos. Promover uma reflexão sobre esse elo é a proposta do percurso Caminhos do movimento: latência, que acontece às 18h15.

Para pensar sobre o assunto, os visitantes irão buscar inspiração na nova exposição temporária do museu, uma parceria com a Petrobras. Em um passeio pela recém-inaugurada mostra Energia em Movimento, será possível explorar esses termos na companhia dos mediadores do museu.

Jogos Teatrais
Deixar a timidez de lado pode ficar mais fácil no Espaço do Conhecimento UFMG. No domingo, 7 de abril, as crianças estão convidadas a se divertir e deixar a imaginação voar longe na oficina Jogos Teatrais. A atividade, que começa às 15h, revela uma pouco sobre o universo do teatro e seus elementos ao público.

A oficina tem duração de uma hora e meia e classificação etária de cinco anos. O número de vagas é limitado a 15 pessoas. Para participar, é necessário retirar uma senha na recepção do museu.

A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contação de histórias e percursos pelas exposições prometem agitar o mês de março. Para mais informações, acesse o site e confira as redes sociais.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.
Serviço: Fim de semana no Espaço do Conhecimento UFMG
Endereço: Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG