Espaço do Conhecimento UFMG oferece atividades gratuitas no final de semana

No próximo final de semana, dias 22 e 23 de junho, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece diversas opções aos visitantes. As atividades começam às 14h do sábado, 22 de junho, quando os visitantes se transformarão em objetos celestes na oficina Teatro dos Planetas. Em seguida, às 15h, será realizado um percurso acessível em Língua de Sinais pela exposição Energia em Movimento. O dia termina com uma atividade infantil, às 18h15, na qual as curiosidades da diversidade terrestre serão exploradas. Às 15h do domingo, 23 de junho, os visitantes desfrutarão de uma contação de histórias para relembrar personagens importantes da cultura africana. As atividades são gratuitas e possuem classificações etárias diversas.

Teatro dos Planetas
O Espaço do Conhecimento UFMG realiza um Teatro dos Planetas no próximo sábado, às 14h. A oficina convida os visitantes a reproduzirem os movimentos e as posições dos corpos celestes que integram o Sistema Solar de uma forma divertida. A atividade é indicada para maiores de seis anos. É necessário retirar senha na recepção do museu.

Ao encarnarem Júpiter, Vênus, Saturno e outros planetas, os participantes aprendem, por exemplo, sobre a velocidade em que eles giram em torno do Sol. Tudo isso acontece em um amplo Tapete Astronômico, sobre o qual o público identifica as órbitas e encena a translação dos corpos celestes.

Sábado com Libras: visita acessível pela exposição Energia em Movimento
A visita começa no Gerador de Curiosidades, em que o toque em argolas suspensas ilumina uma série de palavras. Em seguida, é momento de adentrar na Floresta de Verbetes, onde há depoimentos de profissionais das mais diversas áreas de atuação. No sábado, às 15h, os visitantes poderão fazer esse passeio na companhia de uma intérprete de Língua de Sinais.

A visita acessível acontece em meio à exposição Energia em Movimento. A mostra fica aberta até 30 de setembro e é resultado de uma parceria com a Petrobras. A curadoria é do professor da Escola de Arquitetura da UFMG Jose dos Santos Cabral Filho. A classificação é livre.

O Planeta e Seus Habitantes
Em quatro bilhões de anos, a Terra já passou por muitas mudanças e foi habitada por diferentes espécies. Não é à toa que muitas dúvidas surgem: buraco negro leva mesmo para outra dimensão? Dinossauro tem orelha? Muitas dessas perguntas serão respondidas no percurso temático O Planeta e Seus Habitantes às 18h15 do sábado, no Espaço do Conhecimento UFMG.

A atividade retoma o surgimento do Universo e da Terra, passando pelas transformações que o mundo sofreu nesses bilhões de anos. O percurso é indicado para crianças e tem duração de uma hora. É preciso retirar uma senha na recepção do museu.

Histórias da África de A a Z
Toda cultura tem suas próprias narrativas sobre o surgimento do universo e do ser humano. No continente africano, não é diferente. São muitas as crenças e os imaginários de grupos étnicos que mobilizam relações de ancestralidade e religiosidade. No próximo domingo, 23 de junho, às 15h, o público do Espaço do Conhecimento UFMG vai conhecer a história desses povos e seus heróis, que inspiram o mundo.

Histórias da África de A a Z apresenta às crianças personagens importantes das culturas Akan, Banto, Yorubá e Zulu. A contação de histórias tem classificação livre. Para participar, é necessário retirar uma senha na recepção.

A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contação de histórias e percursos pelas exposições prometem agitar o mês de junho. Para mais informações, acesse o site e confira as redes sociais.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG