Espaço do Conhecimento UFMG oferece atividades gratuitas no final de semana

No próximo final de semana, dias 3 e 4 de agosto, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece diversas opções aos visitantes. No sábado, 3 de agosto, duas atividades acontecem às 14h. A primeira, Marcas do Tempo, vai ensinar as crianças a calcularem a idade de um fóssil. Ao mesmo tempo, uma contação de histórias em Língua de Sinais levará visitantes a um passeio pelas grandes navegações. O dia termina às 18h15, com um percurso pela exposição Energia em Movimento que abordará a relação da força com as mais diversas dinâmicas humanas. No domingo, 4 de agosto, às 15h, novamente os visitantes explorarão a mostra em um percurso interativo, dessa vez aprendendo sobre o conceito de ritmo. As atividades são gratuitas e possuem classificações etárias diversas.

Marcas do Tempo

Como os cientistas são capazes de estimar a idade de um fóssil? Para chegar a um número, eles precisam fazer cálculos baseados na radioatividade! Parece difícil, mas no sábado o Espaço do Conhecimento UFMG vai mostrar que é possível aprender sobre o assunto de forma simples e divertida! Trata-se da atividade Marcas do Tempo, que acontece às 14h.

Com brincadeiras e jogos realizados com dados e moedas, a oficina vai simular um decaimento radioativo, fenômeno responsável por calcular o tempo de existência de um fóssil. Tudo isso acontece na companhia de mediadores, que vão tornar a atividade muito mais interessante.

Sábado com Libras – Diário de Bordo em Libras

Quando o ser humano decidiu desbravar os oceanos, não havia tecnologias de localização como as de hoje. O GPS era o céu, que auxiliava os marinheiros nas navegações. Eles viviam muitas aventuras nos navios e voltavam à terra firme contando sobre tempestades aterrorizantes e monstros marinhos. O público poderá conhecer mais sobre essas narrativas em uma contação de histórias acessível em Língua Brasileira de Sinais (Libras), às 14h.

Diário de Bordo em Libras acontece sobre um grande mapa-múndi, na exposição Demasiado Humano. Os participantes vão conhecer relatos de viajantes famosos e aprenderão curiosidades sobre as grandes embarcações: o que os tripulantes comiam, qual era a rotina e quanto tempo durava uma viagem. O evento é realizado pela atriz e intérprete de Língua de Sinais Dinalva Andrade.

Caminhos do Movimento: força

Necessidade, dinâmica, ativismo. Essas palavras se relacionam diretamente com outro conceito: força. No próximo sábado, às 18h15, o Espaço do Conhecimento UFMG convida os visitantes a um passeio diferente por sua exposição temporária, Energia em Movimento, resultado de uma parceria com a Petrobras.

A mostra aborda a energia e o movimento a partir de perspectivas sociais, históricas e científicas. No percurso Caminhos do Movimento: força, o público vai explorar a ligação de variadas dinâmicas humanas com a força. A participação é indicada para maiores de seis anos. É necessário retirar uma senha na recepção antes do início da atividade.

Caminhos do movimento: ritmo

Há quem pense em números, fórmulas e conceitos físicos quando escuta as palavras energia e movimento. Existem ainda aqueles que logo evocam as artes: dança, música, teatro. Ninguém está errado! Esses dois conceitos envolvem os mais diversos aspectos das nossas vidas. A atividade Caminhos do Movimento: ritmo, que acontece no próximo domingo, vai confirmar isso.

Às 15h, quem visitar o Espaço do Conhecimento UFMG vai refletir sobre o assunto na companhia dos mediadores do museu. Novamente, a mostra interativa Energia em Movimento será palco da atividade, que explora o conceito de ritmo e seus desdobramentos em nosso corpo, na arte e na física. A atividade é voltada para maiores de seis anos. Para participar, basta retirar uma senha gratuita na recepção.

A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contações de histórias e percursos pelas exposições prometem agitar o mês de agosto. Para mais informações, acesse o site e confira as redes sociais.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG