Espaço do Conhecimento UFMG oferece atividades gratuitas no final de semana

No próximo final de semana, dias 10 e 11 de agosto, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece diversas opções aos visitantes. No sábado, 10 de agosto, o dia começa às 14h, quando as crianças vão descobrir curiosidades sobre a exploração espacial na oficina Um Dia de Astronauta. Também às 14h, o Sábado com Libras promoverá um percurso acessível em Língua de Sinais pela exposição Energia em Movimento. Em seguida, às 15h, um professor de Direito da UFMG debaterá a transição de regimes autoritários para democracias em uma aula aberta. Para fechar o sábado, às 18h15 terá início um percurso para abordar fluxos migratórios, mobilidade urbana e movimentos sociais. No domingo, 11 de agosto, uma contação de histórias aborda personagens importantes da cultura africana às 15h. As atividades são gratuitas e possuem classificações etárias diversas.

Um Dia de Astronauta
Muitas crianças sonham em se tornar um astronauta para desbravar o universo! E se engana quem pensa que esse desejo é impossível. Com a formação e a capacitação necessárias, qualquer um pode se candidatar a explorar o Sistema Solar. No próximo sábado, às 14h, os pequenos vão experimentar alguns passos do treinamento que essas pessoas recebem antes de serem lançadas ao céu em um foguete.

Na oficina Um Dia de Astronauta os participantes vão conhecer mais sobre a história e o funcionamento das missões espaciais, além de entender como é a vida de um astronauta. Em seguida, é hora de sentir na pele alguns treinos feitos por quem se dedica a desvendar o espaço sideral. A atividade é indicada para crianças que tenham sete anos ou mais. Para participar, os interessados devem retirar uma senha na recepção do museu.

Sábado com Libras: Energia em Movimento
No sábado o Espaço do Conhecimento realiza uma visita acessível pela exposição Energia em Movimento, às 14h. A proposta começa no Gerador de Curiosidades, em que o toque em argolas suspensas ilumina uma série de palavras. Em seguida, é momento de adentrar na Floresta de Verbetes, onde há depoimentos de profissionais das mais diversas áreas de atuação sobre os conceitos centrais da exposição.

O passeio acontece na companhia de uma intérprete de Língua de Sinais. A mostra Energia em Movimento fica aberta até 30 de setembro e é resultado de uma parceria com a Petrobras. A curadoria é do professor da Escola de Arquitetura da UFMG Jose dos Santos Cabral Filho. A classificação é livre.

Energia e Transição: o que há de movimento na política
No próximo sábado, às 15h, o professor da Faculdade de Direito da UFMG Emilio Meyer debaterá como o termo transição virou referência para análise de mudanças de regimes autoritários para democracias. O evento é aberto a todos os públicos e tem duração de uma hora e meia. Para participar, basta retirar uma senha na recepção do museu.

Na aula aberta Energia e Transição: o que há de movimento na política, Meyer abordará termos que podem ser discutidos a partir da ideia de processo ou alteração, como consolidação, democracia, constituição e justiça de transição. O argumento é que movimentos bruscos, e mesmo golpes com tanques, podem ser gradualmente substituídos por deterioração, declínio e retrocesso. O objetivo principal do encontro é debater os efeitos desses movimentos para o direito e a política na atualidade.

Caminhos do movimento: Fluxo
É impossível experimentar o mundo sem energia e movimento. Esses conceitos estão dentro de nós e se manifestam de diversas formas: pulsação, curiosidade, identidade. Mas eles não dialogam apenas com o indivíduo. A atividade Caminhos do Movimento: fluxo, que acontece no próximo sábado, às 18h15, vai mostrar que tais dinâmicas se aplicam também à coletividade. A classificação é livre. Para participar, basta retirar uma senha na recepção.

A exposição temporária Energia em Movimento é palco da atividade. Os visitantes farão um percurso pela mostra na companhia dos mediadores do museu, que vão chamar atenção para os movimentos sociais recentes e os fluxos migratórios pelo globo, abordados na seção O que movemos?. Mapas sobrepostos e fotografias de grandes cidades instigam a discussão, que passa ainda pela mobilidade urbana.

Histórias da África de A a Z
Cada povo tem suas próprias narrativas sobre o surgimento do universo e do ser humano. No continente africano, são muitas as crenças e os imaginários de grupos étnicos, que mobilizam relações de ancestralidade e religiosidade. No próximo domingo, às 15h, o público do Espaço do Conhecimento UFMG vai conhecer a história desses povos e seus heróis, que inspiram o mundo.

Histórias da África de A a Z apresentará às crianças personagens importantes das culturas Akan, Banto, Yorubá e Zulu. A contação de histórias tem entrada gratuita e classificação livre. Para participar, é necessário retirar uma senha na recepção.

A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contações de histórias e percursos pelas exposições prometem agitar o mês de agosto. Para mais informações, acesse o site e confira as redes sociais.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 | 97142 3287

www.espacodoconhecimento.org.br