Espaço do Conhecimento UFMG oferece atividades gratuitas no final de semana

No próximo final de semana, dias 17 e 18 de agosto, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece diversas opções aos visitantes. No sábado, 17 de agosto, às 14h, o museu adere à Semana do Patrimônio, que nesse ano tem como tema Cozinha e Cultura Alimentar, através de um jogo sobre iguarias da culinária mineira. Em seguida, às 19h15, uma contação de histórias aborda Plutão, o planeta que foi rebaixado a anão. No domingo, 18 de agosto, acontecem atividades de observação do Sol e uma sessão do Planetário, todas acessíveis em Língua de Sinais, às 10h. O fim de semana termina às 15h, com uma contação de histórias abordando narrativas da criação do cosmos à luz de diversas tradições. As atividades são gratuitas e possuem classificação etária livre.

Quem sou eu? O patrimônio é você!
A comida mineira é famosa no país e considerada um patrimônio imaterial. Na Semana do Patrimônio, promovida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) de 13 a 18 de agosto, o Espaço do Conhecimento UFMG abordará a importância desses pratos e ofícios para a cultura mineira.

No sábado, às 14h, a atividade Quem sou eu? O patrimônio é você! promove um jogo que foca nas comidas e no modo de preparo dos pratos em Minas. Na brincadeira, os visitantes assumem o papel desses elementos, que fazem parte da história e da identificação do estado pelo Brasil. A atividade tem classificação livre. Os interessados devem retirar uma senha na recepção do museu. 

A Semana do Patrimônio acontece em museus e centros de cultura de todo o país em virtude do Dia do Patrimônio, comemorado em 17 de agosto. Neste ano, o tema escolhido é Cozinha e Cultura Alimentar.

Plutão: ser ou não ser?
Plutão é ou não um planeta? Há 13 anos, a União Astronômica Internacional o rebaixou a planeta anão, mas o debate continua no meio científico. O Espaço do Conhecimento UFMG retoma esse debate, acalorado entre os astrônomos em todo o mundo, em uma divertida contação de histórias. 

Plutão: ser ou não ser? acontece no sábado, às 19h15. A atividade vai contar histórias sobre o astro, explicando por que ele deixou de ser considerado planeta depois de quase um século nessa categoria. A classificação é livre. Para participar, basta retirar uma senha na recepção do museu. A contação de histórias tem duração de 30 minutos.

Observação do Sol e sessão do Planetário acessíveis em Libras
Todos os domingos, o Espaço promove a Observação do Sol no seu Terraço Astronômico, onde um telescópio especial permite que os visitantes olhem para a estrela sem danificar a visão. Nesta semana, a atividade será acessível em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A observação começa às 11h. Para participar, é preciso retirar uma senha na recepção a partir das 10h. 

A atriz e intérprete de Libras Dinalva Andrade acompanhará os visitantes que se comunicam em Língua de Sinais. Logo em seguida, às 13h, o público poderá conferir a sessão do Planetário Astronomia Indígena com Libras, que aborda a visão do povo guarani sobre corpos celestes que conseguimos ver no céu.

Contação de Histórias nas Cosmogonias
Os diferentes povos enxergam a origem do universo e da humanidade de formas distintas. Seja pela via científica ou mitológica, são várias as crenças: um paraíso habitado por Adão e Eva, a evolução das espécies mais adaptadas ou uma galinha que, ao ciscar um punhado de terra em cima da água, é capaz de criar a superfície terrestre. 

Essas e outras narrativas serão exploradas na Contação de Histórias nas Cosmogonias no domingo, às 15h. Na atividade, o público será apresentado às narrativas da criação do cosmos à luz das interpretações das tradições yorubá, maia, maxacali, judaico-cristã e grega, que integram a exposição Demasiado Humano. A participação tem classificação indicativa livre.

A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contações de histórias e percursos pelas exposições prometem agitar o mês de agosto. Para mais informações, acesse o site e confira as redes sociais.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras. 

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 | 97142 3287

www.espacodoconhecimento.org.br

Serviço

Fim de semana no Espaço do Conhecimento UFMG

17 e 18 de agosto

Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH)