Espaço do Conhecimento UFMG oferece atividades gratuitas no final de semana

No próximo final de semana, dias 31 de agosto e 1º de setembro, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece diversas opções aos visitantes. No sábado, 31 de agosto, os Visitantes aprenderão a Língua de Sinais através de um jogo de tabuleiro, às 10h. De tarde, às 14h, a oficina 3, 2, 1... Lançar Foguete! fará os participantes simularem um programa espacial. Em seguida, às 17h, o Multiverso promoverá um espetáculo circense com a presença dos palhaços Mussarela e Smilinguido. Por fim, às 18h15, haverá um passeio interativo por uma exposição com objetivo de discutir o conceito de latência. No domingo, 1º de setembro, as crianças serão convidadas a descobrir curiosidades sobre a exploração espacial em uma oficina, às 15h. As atividades são gratuitas e possuem classificações etárias diversas.

Sábado com Libras – Trilha do Conhecimento de Libras
Aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) ficará muito mais fácil no próximo sábado, no Espaço do Conhecimento UFMG! Às 10h, os visitantes estão convidados para a Trilha do Conhecimento de Libras. A atividade ensina sinais a partir de um jogo de tabuleiro.

A brincadeira é aberta a todos os públicos, surdos e ouvintes, e será conduzida pela atriz e intérprete de Libras Dinalva Andrade. A partir da trilha no tabuleiro, os participantes descobrem os sinais correspondentes às imagens. A classificação é livre. A atividade faz parte da programação de agosto do Sábado com Libras.

3, 2, 1... lançar foguete!
Fazer uma espaçonave vencer a gravidade terrestre e sair em exploração pelo universo não é tão simples: requer muito conhecimento. No próximo sábado, às 14h, o Espaço do Conhecimento UFMG mostra aos visitantes como funciona um programa espacial, desde a construção até o lançamento de um foguete.

Na atividade 3, 2, 1... Lançar Foguete!, os visitantes vão construir seus próprios foguetes com garrafas pet. Em seguida, na Praça da Liberdade, irão lançá-los em direção ao céu. Podem participar pessoas acima de 8 anos.

Multiverso apresenta O Poeta do Riso
Os palhaços Mussarela e Smilinguido vão fazer a alegria da criançada no espetáculo O Poeta do Riso, atração do Multiverso de agosto. No sábado, às 17h, o espetáculo usa técnicas circenses para uma troca divertida com o público. A apresentação é da Cia. Teatro de Bolso de Belo Horizonte. A participação é livre.

Criado em 2010, O Poeta do Riso nasceu de um trabalho cênico experimental que pesquisou esquetes tradicionais do circo tendo como proposta inicial estabelecer uma troca cultural com as comunidades. O espetáculo já circulou por cidades mineiras como Dom Silvério, Raul Soares, Conselheiro Lafaiete e Itabirito, além de ter sido apresentado em projetos sociais e escolas de Belo Horizonte.

Caminhos do Movimento: latência
É possível pensar em uma ordem cronológica para a energia e o movimento? Eles estão constantemente ligados e se desdobram em outros elementos. Promover uma reflexão sobre esse elo é a proposta do percurso Caminhos do Movimento: latência, que acontece no sábado, às 18h15. A atividade tem duração prevista de uma hora e é voltada para maiores de 7 anos. Os interessados devem retirar uma senha na recepção.

Para refletir sobre o assunto, os visitantes irão buscar inspiração na atual exposição temporária do museu, uma parceria com a Petrobras. Em um passeio pela mostra Energia em Movimento, será possível explorar esses termos na companhia dos mediadores do museu.

Um Dia de Astronauta
Desbravar o universo é o sonho de muitas crianças! E com a formação e a capacitação necessárias, qualquer um pode se candidatar a explorar o Sistema Solar. No próximo domingo, às 15h, o Espaço do Conhecimento UFMG mostra aos pequenos alguns passos do treinamento que as pessoas recebem antes de serem lançadas ao céu por um foguete.

Os participantes da oficina Um dia de astronauta vão conhecer mais sobre a história e o funcionamento das missões espaciais, além de entender como é a vida de um astronauta. Em seguida, é hora de sentir na pele alguns treinos feitos por quem se dedica a desvendar o espaço sideral. A atividade é indicada para crianças que tenham 6 anos ou mais. Para participar, os interessados devem retirar uma senha na recepção do museu.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG