Espaço do Conhecimento UFMG oferece atividades gratuitas no final de semana

No próximo final de semana, dias 23 e 24 de novembro, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece diversas opções aos visitantes. No sábado, 23 de novembro, às 14h, a atividade Gincana Astronômica vai testar os conhecimentos sobre o céu e o espaço sideral dos visitantes. Em seguida, às 17h, o coletivo Preta Poeta apresentará sua arte em sarau vinculado ao Mês da Consciência Negra. No mesmo horário também será realizada uma oficina para ensinar os participantes a criarem uma contação de histórias, a partir de jogos teatrais. Ao final do dia, às 19h15, uma oficina revelará que a astrobiologia pode ser o caminho para descobrir se há vida fora da Terra. No domingo, 24 de novembro, o Espaço receberá um jogo interativo que ensina sobre o funcionamento de micro-organismos, às 15h. As atividades são gratuitas e possuem classificações etárias diversas. O endereço do Espaço do Conhecimento é Praça da Liberdade, 700, Funcionários, Belo Horizonte.

Gincana Astronômica
O que sabemos sobre Astronomia? O Espaço do Conhecimento UFMG desafia seus visitantes a testarem os conhecimentos sobre o céu e o espaço sideral em uma divertida Gincana Astronômica. A atividade agita o museu no sábado, às 14h. A atividade é indicada para maiores de 5 anos.

O público está convidado a participar de um jogo com twister sobre planetas, adivinhação de objetos astronômicos, quiz sobre a Lua e caça-palavras dos temas abordados nas exposições. Ao final, os participantes saem do Espaço com a certeza de que a Astronomia pode ser muito divertida!

Multiverso apresenta Preta Poeta
No Mês da Consciência Negra, o Espaço do Conhecimento UFMG tem uma programação especial que pretende dar visibilidade à arte negra. No próximo sábado, o Multiverso recebe o coletivo Preta Poeta, que encerra sua temporada 2019 com uma apresentação no museu, às 17h.

O grupo de poetisas belo-horizontino lançará um zine, produção impressa independente, e declamará versos ao público em forma de sarau. O coletivo tem como premissa incentivar a escrita como resistência e espaço de liberdade e escuta. A classificação é livre.

Sábado com Libras: Oficina de Criação de Contação de Histórias
Criar e contar uma boa história demanda uma série de habilidades! E a boa notícia é que existem estratégias e técnicas para nos ajudar nessa tarefa. No sábado, às 17h, os visitantes do Espaço do Conhecimento UFMG contarão com uma ajudinha da atriz e intérprete de Libras Dinalva Andrade para aprender mais sobre esse processo.

Voltada para pessoas fluentes em Línguas de Sinais, a Oficina de Criação de Contação de Histórias lança mão dos jogos teatrais para ajudar os visitantes a criarem e compartilharem suas próprias narrativas. O objetivo é um só: soltar a imaginação! Para participar, basta retirar uma senha na recepção do museu.

Há vida além da Terra?
Já sabemos que nosso planeta é como um grão de areia se comparado à imensidão do Universo. Não à toa, pesquisas em ciência e tecnologia tentam responder se estamos sós no Universo, questionamento que povoa a mente humana desde o início dos tempos. O Espaço do Conhecimento UFMG entra nessa discussão no sábado, às 19h15, na atividade Há vida além da Terra?.

A Astrobiologia é uma das áreas de estudo dedicadas a desvendar essas perguntas-chaves, que explicariam como a vida surgiu por aqui e a possibilidade de sua existência em outros planetas. Na oficina, o público entenderá os métodos dessa ciência e os resultados alcançados até hoje. Ao final, os visitantes vão debater: estamos sozinhos nessa vastidão?

Por dentro das galhas
A exposição Docência Negra, em cartaz no Espaço do Conhecimento UFMG até 30 de novembro, mostra alguns dos professores negros da Universidade, dando visibilidade a suas trajetórias no meio acadêmico. No próximo domingo, uma oficina revela o trabalho produzido pela docente Rosy Isaias, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.

Por dentro das galhas começa às 15h e convida os visitantes a entenderem o funcionamento de micro-organismos por meio de um jogo interativo. Ao longo da atividade, o público conhece seres minúsculos que vivem em plantas, flores e folhas, formando as galhas. A entrada é indicada para maiores de 7 anos.

A programação do Espaço também conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contações de histórias e percursos pelas exposições prometem agitar o mês de novembro. Para mais informações, acesse o site e confira as redes sociais.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG