Espaço do Conhecimento UFMG oferece atividades gratuitas no final de semana

No próximo final de semana, dias 11 e 12 de maio, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece diversas opções gratuitas aos visitantes. No sábado, às 14h, os visitantes irão produzir uma imagem do universo a partir de técnicas de gravura. No final da tarde, às 18h15, um passeio interativo por uma exposição vai levar aos participantes uma discussão dos conceitos de energia, movimento e latência. Às 19h acontecerá a tradicional Observação Noturna acessível em Libras, no Terraço Astronômico do Espaço. No domingo, ás 15h, uma atividade irá abordar a relação da força com as mais diversas dinâmicas humanas.

Imprimindo o céu
Planetas, satélites, estrelas, constelações, asteroides, meteoros, cometas, galáxias... Cada um desses elementos celestes são peças de um grande quebra-cabeça: nosso imenso universo! No próximo sábado, 11 de maio, às 14h, o Espaço do Conhecimento UFMG promete ajudar os visitantes a vislumbrar o cosmos na atividade Imprimindo o céu.

Na oficina, os participantes são convidados a construir coletivamente um grande céu a partir de técnicas de gravura. Cada pessoa irá gravar um pedacinho do universo em folhas, que serão posicionadas lado a lado, formando um único carimbo, que será impresso em um grande papel. A atividade é indicada para maiores de sete anos.

Caminhos do Movimento: latência
Tão difícil quanto descobrir se a galinha veio antes do ovo ou vice-versa é pensar em uma ordem cronológica para os conceitos de energia e movimento: eles estão constantemente ligados e se desdobrando em outros elementos. Promover uma reflexão sobre esse elo é a proposta do percurso Caminhos do Movimento: latência, que acontece no próximo sábado, às 18h15.

Para pensar sobre o assunto, os visitantes irão buscar inspiração na exposição temporária do museu, uma parceria com a Petrobras. Em um passeio pela recém-inaugurada mostra Energia em Movimento, será possível explorar esses termos na companhia dos mediadores do museu.

A atividade tem duração prevista de aproximadamente uma hora e é voltada para maiores de nove anos. Os interessados devem retirar uma senha na recepção.

Sábado com Libras: Observação Noturna com Libras
Nas noites de sábado, o teto retrátil do Terraço Astronômico se abre, revelando o céu de Belo Horizonte. De lá, é possível contemplar fenômenos celestes através de modernos telescópios. Às 19h os visitantes surdos estão convidados para a Observação Noturna com Libras.

Durante a atividade, dois telescópios estarão apontados para objetos diferentes no céu. A atração é conduzida pelo Núcleo de Astronomia do museu e contará com a participação da atriz e intérprete de Língua de Sinais Dinalva Andrade. Os interessados precisam retirar uma senha na recepção a partir das 17h30.

Caminhos do Movimento: força
Necessidade, dinâmica, ativismo. Cada uma dessas palavras se relaciona diretamente com outro conceito: a força. No próximo domingo, 12 de maio, às 15h, o Espaço do Conhecimento UFMG convida os visitantes a um passeio diferente pela exposição temporária, Energia em Movimento.

A mostra aborda a energia e o movimento a partir de perspectivas sociais, históricas e científicas. No percurso Caminhos do Movimento: força, o público vai explorar a ligação de variadas dinâmicas humanas com a força. A participação é indicada para maiores de seis anos. É necessário retirar uma senha na recepção antes do início.

A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contação de histórias e percursos pelas exposições prometem agitar o mês de maio. Para mais informações, acesse o site e confira as redes sociais.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 | 97142 3287

www.espacodoconhecimento.org.br