Espaço do Conhecimento UFMG oferece atividades gratuitas no final de semana

No próximo final de semana, dias 25 e 26 de maio, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece diversas opções gratuitas aos visitantes. No sábado, 25 de maio, às 14h, uma atividade celebra o centenário do eclipse solar que confirmou a Teoria da Relatividade. Logo depois, às 15h, um estudante internacional da UFMG participa de um bate-papo sobre a cultura africana. Também às 15h, o Sábado com Libras da semana vai trazer um jogo de cartas que ensina a Língua de Sinais aos visitantes. Por fim, às 18h15, o conceito de ritmo será tema de passeio pela exposição interativa Energia em Movimento. No domingo, 26 de maio, a atividade Médicos da Arte vai ensinar às crianças os procedimentos básicos de restauração, às 15h.

O Eclipse de Sobral e a Relatividade de Einstein: 100 Anos
As ideias propostas pelo físico Albert Einstein foram confirmadas por um fenômeno astronômico totalmente visível de uma pequena cidade no nordeste do Brasil. Há 100 anos, em 29 de maio de 1919, Sobral, no Ceará, recebeu cientistas para a observação de um eclipse solar total. O astro-rei foi totalmente encoberto pela Lua, e o dia virou noite por cinco minutos, o que ajudou a comprovar a Teoria da Relatividade Geral. 

Para comemorar esse centenário, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza a atividade O Eclipse de Sobral e a Relatividade de Einstein: 100 Anos no próximo sábado, 25 de maio, às 14h. A equipe de astronomia do museu irá explicar como o evento celeste foi fundamental para o estudo da física, além de seu impacto no nosso conhecimento sobre o universo. A participação é indicada para maiores de dez anos.

Ifê@yéculture: Roda de conversa com Abdoul Razack Fassassi 
Uma conferência realizada na Etiópia em 1963 entre países africanos independentes determinou a criação da organização conhecida hoje como União Africana. A ocasião, que marca a luta pela independência do continente, é lembrada todos os anos no dia 25 de maio, o Dia da África. No Espaço do Conhecimento UFMG, uma roda de conversa sobre cultura e representatividade marca a data. 

A atividade Ifê@yéculture: Roda de conversa com Abdoul Razack Fassassi acontece às 15h do sábado. Conduzido por Fassassi, estudante internacional de graduação em Economia nascido em Benin, o bate-papo vai abordar os laços entre o nosso país e a rica cultura africana. O objetivo é refletir sobre uma visão restrita, de miséria e sofrimento, que é disseminada sobre a África e discutir o continente em toda a sua complexidade: um local marcado pela diversidade de povos com uma cultura vibrante, que tanto influencia os brasileiros. O público poderá participar da conversa, trocando experiências sobre o tema.

Sábado com Libras: Librário do Conhecimento 
Em vez de números e símbolos, a representação de gestos e palavras do português estão estampadas em cartas. Esse baralho diferente ensinará um pouco mais sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os visitantes do Espaço do Conhecimento UFMG. Trata-se do Librário do Conhecimento, que acontece no próximo sábado, às 15h. 
 
O Librário é uma tecnologia social que trabalha a relação entre ícones, sinal em Libras e palavra em português e foi desenvolvido no Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Em 2017, o Espaço criou sua própria versão do jogo com auxílio dos desenvolvedores. A atividade será conduzida pela atriz e intérprete de Libras Dinalva Andrade. A classificação é livre.

Caminhos do movimento: ritmo
Há quem pense em números, fórmulas e conceitos físicos quando escuta as palavras energia e movimento. Nessa situação, existem ainda aqueles que logo evoquem as artes: dança, música, teatro. Ninguém está errado! Esses conceitos envolvem os mais diversos aspectos das nossas vidas. A atividade Caminhos do Movimento: ritmo, que acontece no próximo sábado vai provar isso. 

Às 18h15, quem visitar o Espaço do Conhecimento UFMG vai refletir sobre o assunto na companhia dos mediadores do museu. A mostra interativa Energia em Movimento, resultado de uma parceria com a Petrobras, será palco da atração, que explora o conceito de ritmo e seus desdobramentos em nosso corpo, na arte e na física. A atividade é voltada para maiores de seis anos. Para participar, basta retirar uma senha gratuita na recepção.

Médicos da Arte: oficina de restauração
Existem doutores de vários tipos: os que cuidam de pessoas, aqueles dedicados à saúde dos animais e também os que tratam da arte! No próximo domingo, 26 de maio, às 15h, o Espaço do Conhecimento UFMG convida o público a entender os processos de conservação de obras na atividade Médicos da Arte: oficina de restauração.

Voltada para o público infantil, a atividade mostra como higienizar uma pintura e explica o que a acidez tem a ver com o papel. As crianças poderão experimentar o ofício da restauração a partir de procedimentos básicos de reparo em livros, documentos e obras artísticas, que serão os pacientes dos pequenos médicos da arte! A participação é indicada para maiores de cinco anos. É preciso retirar uma senha na recepção do museu.

A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contação de histórias e percursos pelas exposições prometem agitar o mês de maio. Para mais informações, acesse o site e confira as redes sociais.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 | 97142 3287

www.espacodoconhecimento.org.br

Serviço

Fim de semana no Espaço do Conhecimento UFMG

25 e 26 de maio

Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH)