Espaço do Conhecimento UFMG oferece atividades gratuitas no final de semana

No próximo final de semana, dias 1 e 2 de junho, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece diversas opções gratuitas aos visitantes. No sábado, 1º de junho, às 14h, uma oficina convida o público a reproduzir a imagem do universo a partir de gravuras. Em seguida, às 17h, será realizada uma contação de histórias em Língua de Sinais abordando a cultura Yorubá. Às 18h15 haverá um percurso pela exposição Energia em Movimento para debater a relação da força com as mais diversas dinâmicas humanas. Já no domingo, às 15h, as origens indígenas do Brasil serão tema de mais uma contação de histórias.

Imprimindo o céu
Cada corpo celeste é uma peça de um grande quebra-cabeça: nosso imenso universo! Planetas, satélites, estrelas, constelações, asteroides, meteoros, cometas, galáxias... No próximo sábado, 1º de junho, às 14h, o Espaço do Conhecimento UFMG convida o público a vislumbrar o cosmos na atividade Imprimindo o céu.

Na oficina, os participantes constroem coletivamente um grande céu a partir de técnicas de gravura. Cada pessoa grava um pedacinho do universo em folhas, que serão posicionadas lado a lado, formando um único carimbo, que será impresso em um grande papel. A atividade é indicada para maiores de sete anos.

Sábado com Libras: Contação de Histórias nas Cosmogonias – Yorubá
Um dos povos que habitou a região da Nigéria e deixou muitas marcas por seu território é o foco de um mergulho na cultura africana através da Contação de Histórias nas Cosmogonias: Yorubá, realizada em Língua de Sinais, no sábado, às 17h.

Parte da programação do projeto Sábado com Libras, a atividade ocorre na exposição Demasiado Humano, onde os visitantes são apresentados à cultura Yorubá. Segundo a tradição, uma galinha ajudou a espalhar a terra primordial do planeta, fruto de uma missão dada por um grande orixá aos seus filhos. A atração será conduzida pela atriz e intérprete Dinalva Andrade. A classificação é livre. Para participar, basta retirar uma senha na recepção do museu.

Caminhos do Movimento: força
Necessidade, dinâmica, ativismo. Essas palavras se relacionam diretamente com outro conceito: a força. No próximo sábado, às 18h15, o Espaço do Conhecimento UFMG convida os visitantes a um passeio diferente por sua exposição temporária, Energia em Movimento.

A mostra aborda a energia e o movimento a partir de perspectivas sociais, históricas e científicas. No percurso Caminhos do Movimento: força, o público vai explorar a ligação de variadas dinâmicas humanas com a força. A participação é indicada para maiores de seis anos. É necessário retirar uma senha na recepção antes do início da atividade.

Histórias das Aldeias
A sociedade de hoje deve muito aos saberes ancestrais, construídos pelos indígenas. A partir das experiências cotidianas, eles chegaram a conhecimentos que foram repassados oralmente para as gerações seguintes. A fim de não deixar esse aspecto rico da cultura se perder, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza a atividade Histórias das Aldeias no próximo domingo, 02 de junho, às 15h.

Narrativas que embasam a vida de algumas comunidades serão contadas aos visitantes, como a dos Guarani-Mbyá, que acreditam no deus Nnhamandu e seu esforço para formação do mundo. Já os Apinajé, habitantes da região central do Brasil, creem na Mulher Estrela, que desceu do céu para ensinar aos indígenas a se alimentarem de produtos da terra. Essas e outras histórias serão contadas como forma de valorização dessas culturas. A classificação indicativa é livre. Para participar, é preciso retirar senha na recepção do Espaço.

A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contação de histórias e percursos pelas exposições prometem agitar o mês de junho. Para mais informações, acesse o site e confira as redes sociais.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 | 97142 3287

www.espacodoconhecimento.org.br