Espaço do Conhecimento UFMG oferece atividades gratuitas no sábado

No próximo sábado, dia 23 de março, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece diversas opções gratuitas aos visitantes. O dia começa às 10h, com uma contação de histórias acessível em Libras sobre as crenças e os imaginários que compõem o continente africano. Às 15h, uma oficina vai mostrar às crianças como cientistas fazem experimentos de laboratório. Também ás 15h, o Espaço recebe o lançamento dos livros Periferias em Rede: Experiências e Perspectivas e Guia da Cidadania e Identidade Metropolitana na RMBH. Em seguida, às 17h, o Multiverso vai trazer o Grupo Identidade para uma apresentação de dança que mistura o estilo urbano com elementos contemporâneos. As atividades terminam às 18h15, com um jogo de cartas que vai revelar curiosidades sobre os planetas.

Contação de histórias em Libras: Histórias de África de A a Z
São muitas as crenças e os imaginários que compõem o continente africano. Formado por centenas de grupos étnicos que mobilizam relações de ancestralidade e religiosidade, sua história e seus heróis inspiram o mundo inteiro. O Espaço do Conhecimento UFMG torna esse universo mais acessível por meio de uma contação de histórias em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Ministrada pela atriz e intérprete de Língua de Sinais Dinalva Andrade, Histórias da África de A a Z revela personagens importantes das culturas Akan, Banto, Yorubá e Zulu. A atividade tem classificação livre. Para participar, basta retirar uma senha na recepção.

Experimentando! Química e o experimento de Miller
A história da Terra remonta a bilhões de anos, mas só começamos a entender como a vida surgiu há pouco tempo. Na década de 1950, o cientista Stanley Miller simulou as condições da Terra primitiva em laboratório e conseguiu mostrar que moléculas orgânicas podem ter surgido de reações na atmosfera. Esse e outros casos de estudos químicos importantes para a evolução da ciência serão contados no Espaço do Conhecimento UFMG.

A atividade Experimentando! Química e o experimento de Miller é voltada para crianças de até 10 anos e acontece no próximo sábado, 23 de março, às 15h. O cenário da oficina é a exposição Demasiado Humano, onde há uma reprodução do laboratório do cientista. A participação é gratuita. Basta retirar uma senha na recepção.

Lançamento de livro e exibição da série Periferias em Rede
Com o lançamento dos livros Periferias em Rede: Experiências e Perspectivas e Guia da Cidadania e Identidade Metropolitana na RMBH, o Espaço comemora os 10 anos da coleção Prosa e Poesia no Morro, da Editora Favela é Isso Aí. As obras fazem parte do projeto Periferias em Rede, uma ação realizada pela ONG Favela É Isso Aí em parceria com a Associação Cultural Casa do Beco.

A primeira publicação é uma coletânea de artigos que aborda temas e relatos de experiências que contribuem para a perspectiva de formação de uma rede metropolitana de periferias na região, discutindo suas potências e riquezas culturais. Já o segundo livro é fruto de pesquisas de campo, com entrevistas de gestores públicos e agentes culturais das 34 cidades da região metropolitana de BH, além de contribuições de pesquisadores e professores da UFMG. O volume apresenta reflexões sobre a identidade cultural da região e seus componentes de cidadania.

Durante o lançamento, serão exibidos filmes da série Periferias em Rede, produzida em 2018 a fim de dar um novo olhar para as favelas e periferias da região metropolitana de Belo Horizonte. Os vídeos procuram mostrar, para além da exclusão e da carência, a potência de projetos e ações que transformam a cidade por meio da arte e da cultura.

Multiverso apresenta Grupo Identidade
O primeiro Multiverso do ano leva a expressão artística da juventude do Aglomerado da Serra para o Espaço do Conhecimento UFMG. O Grupo Identidade faz uma apresentação de dança que mistura o estilo urbano com elementos contemporâneos, do jazz ao funk, o que dá um caráter inédito às coreografias.

O coletivo surgiu em 2012, por meio de oficinas do Programa Fica Vivo, e ganhou o público da comunidade, tornando-se referência na cultura urbana de Belo Horizonte. Atualmente, a formação reúne talentos das sete vilas que compõem o aglomerado.

Jogo do Sistema Solar
O sistema em que a Terra está no Universo tem outros sete planetas. Todos giram em torno do Sol, nossa brilhante estrela. No próximo sábado, o público testará todos os conhecimentos sobre o assunto na oficina Jogo do Sistema Solar.
Qual o maior planeta? Qual a distância de cada um em relação ao Sol? Essas e outras curiosidades serão descobertas pelos participantes em um jogo de cartas que estimula a observação e a lógica. A atividade é gratuita e indicada para maiores de oito anos. Os interessados devem retirar uma senha na recepção.

A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contação de histórias e percursos pelas exposições prometem agitar o mês de março. Para mais informações, acesse o site e confira as redes sociais.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

10h - Contação de histórias em Libras: Histórias de África de A a Z
Classificação: livre
Em caso de dúvidas, enviar e-mail para libras.conhecimento@gmail.com

15h - Experimentando! Química e o experimento de Miller