Espaço do Conhecimento UFMG oferece atividades no sábado

Sábado com Libras: Curiosidades sobre o planeta; Contação de histórias sobre as constelações greco-romanas; Clube de Leitura

No próximo sábado, 27 de outubro, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece diversas atividades aos visitantes. Às 10h, as crianças estão convidadas para uma atividade que envolve curiosidades acerca da Terra e do Universo voltado para quem se comunica na Língua de Sinais. Às 14h, será oferecida atividade de contação de histórias sobre como os gregos e romanos observavam o céu sem o uso de instrumentos e quais os significados das constelações para eles. Ficção científica será o tema do próximo Clube de Leitura, às 18h30. As atividades são gratuitas.

O planeta e seus habitantes

 A atriz e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) Dinalva Andrade vai abordar as muitas curiosidades que envolvem o Universo e a Terra: buraco negro leva mesmo para outra dimensão? Dinossauro tem orelha? Tudo isso acontece em Língua de Sinais! A atração integra a programação semanal do Sábado com Libras de outubro. 

O percurso é aberto a pessoas de qualquer idade e não exige inscrição. Para participar, basta vir ao Espaço na hora marcada. Em caso de dúvida, os interessados podem enviar e-mail para libras.conhecimento@gmail.com.

Desvendando as constelações greco-romanas

Se hoje olhamos para o céu e pensamos em planetas, estrelas e outros corpos celestes como frutos de milhares de anos de reações químicas e físicas, os povos da Antiguidade precisavam ativar a imaginação. Sem instrumentos que permitissem ver o cosmos com mais nitidez, gregos e romanos tinham outra perspectiva sobre o Universo, o que será mostrado ao público na contação de histórias Desvendando as constelações greco-romanas

A atividade tem classificação livre e é gratuita. Para participar, é preciso retirar uma senha na recepção.

Clube de Leitura: do Sci- fi à Fantasia

A cultura iorubá ganha traços futuristas em uma trama na qual um povo com visual arrojado usa das mais avançadas tecnologias. Nesse cenário, surge João Arolê, jovem caçador de aluguel de espíritos malignos. O personagem sofre crises de consciência e não sabe como compensar as mortes que causou. A oportunidade de redenção surge quando uma série de assassinatos de celebridades na comunidade de Ketu 3 pede um novo herói. 

A história está no livro O caçador cibernético da Rua Treze, do carioca Fábio Kabral, que traz elementos da cultura negra por meio dos códigos do afrofuturismo. O encontro vai debater a saga do protagonista em meio a deuses, heróis e monstros, que revelam muito das crenças do povo que viveu onde hoje fica a Nigéria. 

Os interessados em participar dessa roda de discussão devem se inscrever pelo e-mail conhecimento.monitoria@gmail.com. A classificação etária é de 12 anos.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Fonte

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / 9 7142-3287

www.espacodoconhecimento.org.br

Serviço

Espaço do Conhecimento UFMG oferece atividades no sábado

Dia 27 de dezembro de 2018

Às 10h, às 14h e às 18h

Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700, Funcionários - Belo Horizonte