Espaço do Conhecimento UFMG oferece oficina de Tupi Potiguara no mês do Dia dos Povos Indígenas

A atividade gratuita será realizada no dia 14/04 (domingo), às 15h, e integra a programação do Abril Indígena da PRAE - UFMG

Segundo dados do Museu da Língua Portuguesa, estima-se que no Brasil, no século XVI, os mais de 1.500 povos originários que habitavam o território falavam cerca de 1.200 línguas indígenas. A realidade atual, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dá indícios dos séculos de desapropriação violenta dos costumes e modos de vida destes grupos, que hoje somam 274 línguas em um país de 305 etnias indígenas. Dentre eles, o povo Potiguara é o mais populoso da Região Nordeste. Parte da família linguística do Tupi, este povo tem como idiomas principais o português e o Tupi Potiguara, mantendo uma forma de resgate de elementos identitários usurpados no processo de colonialismo.

Com o objetivo de valorizar a pluralidade linguística brasileira e promover o ensino-aprendizagem da variante Potiguara do Tupi Antigo, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza a oficina gratuita “Aprendendo Palavras em Tupi Potiguara”. A atividade compõe a programação do Abril Indígena, marcado pelo Dia dos Povos Indígenas (19/04) e promovido pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da UFMG, com o objetivo de reconhecer e compartilhar as diversidades dos povos originários no Brasil. Para Fabrício Potiguara (Ka'a Membyra), aluno do curso de Arqueologia na UFMG e mediador do Espaço do Conhecimento responsável pela oficina, “atividades como esta são de extrema importância para fortalecer a verdadeira identidade e história do país, uma vez que o Brasil começa por nós e é nosso. Para além disso, mostrar como a língua Tupi está presente no nosso dia a dia é importante para as pessoas compreenderem sobre a língua dos primeiros séculos.”

A atividade, destinada a até 15 participantes a partir de 07 anos e com duração aproximada de 1h, acontece no dia 14/04 (domingo), às 15h. Durante a oficina, os participantes aprenderão algumas palavras do vocabulário básico Tupi, em uma divertida brincadeira de associação com os vocábulos em português. A condução da oficina é feita pelo estudante e mediador Fabrício Potiguara, em companhia de Deolindo Potiguara, aluno de Ciências Sociais da UFMG. A participação acontece mediante retirada de bilhetes individuais e gratuitos na recepção do museu, a partir das 13h.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

http://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/