Espaço do Conhecimento UFMG oferece visita virtual mediada em Libras e em português à exposição 'Sertão Mundo'

Encontro virtual gratuito compõe a oficina deste mês do projeto ‘Sábado com Libras’, que acontece no dia 27 de novembro, às 10h

No próximo sábado, dia 27 de novembro, às 10h, a atividade mensal do Sábado com Libras, projeto do Espaço do Conhecimento UFMG, propõe um mergulho na exposição Sertão Mundo, por meio de uma visita virtual mediada em Libras e português. A oficina acontecerá via plataforma Zoom, com mediação da equipe do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do museu, de forma gratuita. Nesse encontro virtual, jogos e brincadeiras serão usados para explorar alguns dos conceitos presentes no Sertão de João Guimarães Rosa e apresentar palavras e termos relacionados ao universo sertanejo na Língua Brasileira de Sinais.

A visita à exposição será feita por meio de um mapa virtual, que guiará os visitantes entre os vários sertões originados pelas reverberações da obra de Guimarães Rosa. Ao final, cada visitante pode encontrar o Sertão que está dentro de si mesmo. Os conteúdos da mostra são disponibilizados por “temporadas”, quando novas instalações são inauguradas, o que garante uma exposição em constante atualização e com percursos diferentes a cada nova visita.

Destinada ao público geral a partir de 9 anos (crianças, jovens e adultos), a atividade não exige conhecimento prévio de Libras. As inscrições estão abertas, por meio de formulário on-line, e as vagas são limitadas.

Sertão Mundo tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH e o apoio da Aliança Francesa, do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, do Museu Casa Guimarães Rosa e da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, com a cessão de acervo do Museu de Arte da Pampulha - MAP.

Espaço do Conhecimento

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

Serviço:

Sábado com Libras | Oficina Visita virtual à exposição Sertão Mundo

Quando: 27 de novembro, sábado, às 10h

Onde: Zoom (o link será enviado aos inscritos por e-mail)

Classificação indicativa: a partir de 9 anos

Inscrições disponíveis neste link | Vagas: 20