Espaço do Conhecimento UFMG promove a oficina Sábado com Libras: profissões sem barreiras

A atividade, voltada à acessibilidade no mercado de trabalho, acontecerá neste sábado, dia 13, às 14h

Desde 2015, o Espaço do Conhecimento UFMG ((Praça da Liberdade, 700 - Funcionários) se dedica à troca de conhecimento acerca da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), com oficinas mensais de temáticas variadas, como teatro, música, astronomia e conteúdos voltados aos universos de sentido das exposições do museu. Com a missão de ampliar a acessibilidade em seus ambientes, o Espaço do Conhecimento, juntamente com a intérprete Dinalva Andrade, tem promovido encontros que visam a uma comunicação mais inclusiva e plural.

O Espaço do Conhecimento UFMG, como um ambiente museológico, científico-cultural e educativo, busca agir, por meio de seus projetos, na quebra de barreiras atitudinais e no compartilhamento de saberes de maneira acessível e inclusiva. O Sábado com Libras: profissões sem barreiras acontecerá no dia 13 de maio, às 14h, para 25  jovens e adultos, surdos ou ouvintes, interessados na temática. A participação acontece sem inscrição prévia e mediante retirada de ingressos individuais na recepção do museu, disponíveis duas horas antes do início da atividade. O preenchimento das vagas será por ordem de chegada.

O projeto deste mês de maio busca discutir, na oficina Profissões sem barreiras, a importância da acessibilidade no ambiente de trabalho, com a apresentação de termos, profissões e expressões em Libras. Em um país onde o número de pessoas surdas ultrapassa os 10 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010), é imprescindível a quebra de impedimentos e atitudes capacitistas que impossibilitam a plena participação de pessoas com deficiências em diferentes contextos. Essas barreiras são descritas, de acordo com artigo 3º, inciso I da Lei Brasileira de Inclusão de 2015, como “qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros.”

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (ProCult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) na gestão administrativa-financeira de seus projetos. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

Sábado com Libras: Profissões sem barreiras
Data: 13 de maio (sábado) - 14h
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 - Funcionários)
Número de vagas: até 25 pessoas

Descrição: Na oficina, será discutida a importância da acessibilidade nos ambientes de trabalho e a quebra das barreiras atitudinais. Serão apresentados termos, profissões e expressões na Língua Brasileira de Sinais. Nesse sentido, a oficina tem como objetivo estimular a acessibilidade e inclusão, bem como facilitar a comunicação com pessoas surdas no mercado de trabalho.

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG