Espaço do Conhecimento UFMG promove atividade que conecta narrativas com o processo de tecelagem

Com capacidade para 15 pessoas, de todas as idades, a oficina Tecendo Histórias durará cerca de uma hora

Neste domingo, 23 de outubro, às 15h, será realizada a oficina Tecendo Histórias no Espaço do Conhecimento UFMG. A proposta da atividade é a criação de pequenos tapetes, por meio da técnica de tecelagem manual, partindo de uma história pessoal simples de cada um dos participantes e transformando-a em uma imagem abstrata com linhas, formas, cores e texturas. O evento é gratuito e aberto ao público.

A tecelagem manual faz parte do acervo de habilidades da humanidade desde períodos pré-históricos, por meio da manufatura de roupas de fibras maleáveis, como algodão e lã. Após aperfeiçoamentos técnicos e desenvolvimento de novas tecnologias, a produção tecelã se aprimorou e tapetes e tapeçarias ganharam novas utilidades, como a preservação visual de narrativas históricas, além de funções sociais. A oficina se aproxima dessa atividade ancestral e estimula a percepção artística de transformar algo abstrato (histórias e memórias) em algo concreto (tapete).

Na atividade, os participantes conhecerão um pouco mais sobre os tapetes artesanais, entendendo como eram tecidos, quais temas eram explorados nas peças, além de entrarem em contato com tapetes contemporâneos, que usam do experimentalismo nas cores, nas texturas e tecidos para inovar em sua tecelagem. Também haverá a tradução e interpretação de histórias dos próprios participantes em elementos dos tapetes, transformando sentimentos, tais como alegria, leveza, drama e tensão em componentes visuais, de cores, formatos e texturas. Entendendo, assim, como narrativas podem ser traduzidas de maneira tangível por meio das cores e dos pontos usados nas peças.

Para Abraão Veloso Machado, estudante de Artes Visuais da UFMG, estagiário do Núcleo de Ações Educativas do Espaço e responsável por ministrar a oficina, a atividade expande os conhecimentos sobre as artes visuais, que habitualmente ficam restritos às noções de pintura ou desenho, sendo que existem muitas outras técnicas e possibilidades artísticas. O contato com essas atividades manuais gera um sentimento de satisfação, podendo se tornar uma atividade de lazer para além de espaços como o museu. “Vai ser uma oportunidade de trazer para o público o aprendizado de uma técnica que não é ensinada em qualquer lugar, que é muito gostosa, muito legal, que dá para fazer com crianças, em casa, em uma atividade em família...”

A oficina acontecerá no terceiro andar do museu, próximo à instalação Faladeiras, presente na exposição Demasiado Humano. O ambiente nos faz refletir sobre conversa, história, tradição e arte.

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult) e integra o Circuito Liberdade. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Redes Sociais: Instagram: @espacoufmg | Twitter: @espacoufmg | Facebook: espacodoconhecimentoufmg.

Serviço:

Oficina Tecendo Histórias

Quando: 23 de outubro (domingo), às 15h

Oficineiro: Abraão Veloso Machado - estudante de Artes Visuais da UFMG e estagiário do Núcleo de Ações Educativas do Espaço do Conhecimento UFMG

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 - Funcionários). Terceiro andar

Descrição: Discussão e análise dos temas de tapetes históricos e contemporâneos, entendendo seus formatos, funcionalidades e importâncias. Além da interpretação visual de uma história com auxílio de teares manuais nos quais serão tecidos e entendidos os tapetes.

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG