Espaço do Conhecimento UFMG promove atividades durante o 56º Festival de Inverno UFMG

Evento visa promover reflexões sobre o reconhecimento de diferentes formas de lutas sociais, resistências e existências na contemporaneidade

Entre os dias 18 e 26 de julho, a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFMG promove o 56º Festival de Inverno UFMG, sob a temática Culturas e Territórios. O Espaço do Conhecimento UFMG integra a programação por meio da exposição MetropoliTRAMAS e das experiências coletivas na cidade. O cronograma de atrações inclui uma ação educativa que abordará a percepção ambiental e patrimonial na Região Metropolitana de Belo Horizonte e uma mostra de fotografias que retratam as diversidades, complexidades e riquezas culturais da RMBH.

Festival de Inverno UFMG

O público poderá aproveitar o Festival de Inverno da UFMG no campus Pampulha e em diferentes espaços de cultura da Universidade: Espaço do Conhecimento UFMG, Centro Cultural UFMG, Conservatório UFMG, Campus Cultural Tiradentes e Espaço Acervo Artístico UFMG. Neste ano, o evento também propõe diálogos com a 34ª Reunião Brasileira de Antropologia, que ocorrerá de 23 a 26 de julho, em Belo Horizonte.

De acordo com Sibelle Diniz, professora do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG e diretora do Espaço do Conhecimento, o Festival de Inverno, que acontece desde 1967, é uma das principais e mais antigas ações culturais da Universidade. “Participar do Festival permite que o museu se aproxime de novos públicos, incluindo a comunidade acadêmica. Também possibilita o diálogo com os temas do Festival, que são marcados pela contemporaneidade e interdisciplinaridade”, destaca.

Exposição MetropoliTRAMAS

Quando: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Aos sábados, das 10h às 21h – Entrada livre e gratuita

Descrição: inaugurada em dezembro de 2023, MetropoliTRAMAS é a mais nova exposição de curta duração do Espaço do Conhecimento. A mostra busca provocar junto ao público reflexões sobre as diversidades, complexidades, tensões e prazeres da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Ao percorrer diferentes caminhos e trajetos, conexões e sentimentos, histórias e memórias, encontros e desencontros, cada instalação busca retratar vivências que envolvem o cotidiano dos cidadãos metropolitanos.

Público: todos os públicos

Onde: 2° andar – Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

Visita mediada à exposição MetropoliTRAMAS

Quando: 25/07 (quinta-feira), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade

Descrição: o que é uma Região Metropolitana? Quais são as tensões e desafios enfrentados pelas pessoas que residem nessas regiões? Quais são as possibilidades, os encontros, os prazeres e os conhecimentos presentes no conjunto de lugares que formam a Região Metropolitana de Belo Horizonte? Essas e outras questões serão abordadas na visita mediada à exposição MetropoliTRAMAS, com a equipe de mediadores do museu. Durante a atividade, o público é convidado a refletir sobre a ocupação dos espaços da cidade e as alternativas para uma Região Metropolitana mais acessível, democrática e inclusiva.

Duração aproximada: 1h

Número de vagas: até 20 participantes

Visita à exposição MetropoliTRAMAS – Paisagens e Utopias: A RMBH que Sonhamos

Quando: 26/07 (sexta-feira), às 15h – Ingressos emitidos 2h antes da atividade

Descrição: a atividade irá trabalhar a percepção ambiental e patrimonial em Belo Horizonte e Região Metropolitana, ao longo do recorte temporal de 1897 a 2015, bem como as possibilidades de apropriação do espaço urbano pelos moradores das cidades. A ação educativa dialoga com instalações da exposição MetropoliTRAMAS, em cartaz no Espaço do Conhecimento UFMG, e propõe reflexões sobre as relações estabelecidas com o meio socioambiental.

Público: todos os públicos, a partir de 10 anos

Duração aproximada: 1h

Número de vagas: até 15 participantes

Exposição de fotografias Olhares Metropolitanos

Quando: 18/07 (quinta-feira) a 28/07 (domingo), das 19h às 22h

Descrição: a exposição de fotografias Olhares Metropolitanos, resultado de concurso homônimo realizado pelo Espaço do Conhecimento UFMG, destaca a criatividade e originalidade das perspectivas de habitantes dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Composta por 16 registros, a mostra visa celebrar a diversidade, a complexidade e a riqueza cultural da RMBH, marcando o seu 51° ano de existência. A exibição acontecerá durante as noites do Festival de Inverno UFMG, na Fachada Digital do museu.

Público: todos os públicos

Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

Serviço:

Quando: 18 a 26 de julho de 2024

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 - Funcionários)

Fotografias: https://drive.google.com/drive...

Clique aqui e acesse os demais releases da Assessoria

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG