Espaço do Conhecimento UFMG promove atividades que facilitam ensino da Astronomia nas escolas

Rede de formação contínua em Astronomia, AstroEduca acontece no próximo sábado, dia 13 de maio, às 9h

Muita gente não sabe, mas as horas marcadas pelos relógios comuns não são iguais às dos relógios de sol. Essa diferença será abordada na próxima reunião do AstroEduca, que também promoverá atividades sobre o uso do globo terrestre orientado para o ensino de ciências na natureza. A rede contínua de formação em Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG acontece no sábado, dia 13 de maio, das 9h às 12h. No encontro, haverá a finalização das atividades sobre localização espacial, abordando a diferença da hora oficial e a solar. As reuniões são abertas ao público, mas cada encontro possui uma inscrição própria. Para participar, é preciso preencher o formulário online.

O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700, no bairro Funcionários. Informações pelo telefone (31) 3409-8350.

AstroEduca realiza reuniões aos segundos sábados de todo mês. Cada encontro tem uma atividade específica, como palestras e oficinas relacionadas à educação em Astronomia.

Durante este encontro, será explorado o uso de globos terrestres na abordagem de conteúdos escolares, como as estações do ano e a propagação retilínea da luz. Por fim, os participantes vão construir um teodolito simples, instrumento que facilita o estudo do céu como uma esfera celeste. O sistema de projeção do Planetário auxiliará na compreensão dos movimentos dos corpos celestes e suas relações com a montagem de telescópios.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / 9 7142-3287

Serviço