Espaço do Conhecimento UFMG promove atração acessível em Libras e visitas mediadas em fevereiro

Em 2024, as exposições MetropoliTRAMAS e Demasiado Humano, que conectam cultura e arte às diferentes áreas do saber, estão em cartaz no Espaço do Conhecimento UFMG. Com o objetivo de aproximá-las do público e apresentar suas temáticas de forma mais aprofundada, o museu promove visitas mediadas e convida os participantes a descobrirem mais sobre a Região Metropolitana de Belo Horizonte (25/02, às 15h) e a participarem de um percurso, acessível em Português e Libras, pela origem do universo e da humanidade (24/02, às 14h).

Inaugurada em dezembro de 2023, MetropoliTRAMAS é a mais nova exposição de curta duração do Espaço do Conhecimento. Celebrando os 50 anos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), instituída pela Lei Complementar nº 14, de 1973, a mostra busca provocar junto ao público reflexões sobre as diversidades, complexidades, tensões e prazeres da RMBH. Ao percorrer diferentes caminhos e trajetos, conexões e sentimentos, histórias e memórias, encontros e desencontros, cada instalação retrata vivências que envolvem o cotidiano dos cidadãos metropolitanos.

Já a exposição de longa duração Demasiado Humano, inaugurada em 2010, ocupa três andares do museu e propõe uma experiência sensorial de conhecimento. A partir de três módulos – O AlephOrigens e Vertentes –, são abordados temas como o surgimento da vida na Terra, as visões de alguns povos sobre a trajetória humana e os processos que permeiam a contínua construção do conhecimento.

Ambas exposições visam suscitar reflexões contemporâneas, encantar públicos de todas as idades e promover um ambiente de diálogo multidisciplinar. Ao longo de 2024, o Espaço do Conhecimento continuará realizando visitas mediadas, incluindo o recurso de acessibilidade em Libras. Para Wellington Luiz, mestre em Educação e Docência pela UFMG e assessor de Ações Educativas e Acessibilidade do museu, tais atividades visam “divulgar a Língua Brasileira de Sinais e criar um ambiente onde as pessoas com deficiência auditiva possam se expressar, reforçando a identidade da comunidade surda nos espaços e ambientes culturais”.

Visita mediada à exposição MetropoliTRAMAS

Quando: 18/02 (domingo) e 25/02 (domingo), às 15h - Ingressos emitidos 2h antes da atividade

Descrição: o que é uma Região Metropolitana? Quais são as tensões e desafios enfrentados pelas pessoas que residem nessas regiões? Quais são as possibilidades, os encontros, os prazeres e os conhecimentos presentes no conjunto de lugares que formam a Região Metropolitana de Belo Horizonte? Essas e outras questões serão abordadas na visita mediada à exposição MetropoliTRAMAS, com a equipe de mediadores do museu. Durante a atividade, o público é convidado a refletir sobre a ocupação dos espaços da cidade e as alternativas para uma Região Metropolitana mais acessível, democrática e inclusiva.

Público: todos os públicos

Duração aproximada: 1h

Número de vagas: até 20 participantes

Onde: 2° andar (Exposição “MetropoliTRAMAS”) - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários

Sábado com Libras: Visita mediada à exposição Demasiado Humano

Quando: 24/02 (sábado), às 14h - Ingressos emitidos 2h antes da atividade

Descrição: a equipe de mediadores e a intérprete de Libras do Espaço do Conhecimento UFMG, Dinalva Andrade, convidam os visitantes para uma imersão pela exposição de longa duração Demasiado Humano. A atividade consiste em um diálogo acessível com o público de diversas idades sobre a origem do universo e da humanidade, o surgimento da vida na Terra e outros temas expostos. A visita é uma ação do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do Espaço do Conhecimento e integra o projeto “Sábado com Libras”. A atividade será realizada em português e na Língua Brasileira de Sinais. Não é necessário conhecimento prévio em Libras.

Público: pessoas da comunidade surda e demais públicos, a partir de 06 anos

Duração aproximada: 1h

Número de vagas: até 25 participantes

Onde: Exposição “Demasiado Humano” - Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários

Fotografias

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

www.ufmg.br/espacodoconhecimento/