Espaço do Conhecimento UFMG promove bate-papo sobre direitos LGBTQIA+

No mês do orgulho e diversidade, evento do projeto “Educação na Praça” abordará escola, preconceito e visibilidade

As escolas, como instituições transformadoras a partir da educação, possuem o potencial crucial de reflexões sobre a promoção da igualdade, combate ao preconceito e criação de ambientes inclusivos. Neste contexto, visibilidade e representação se apresentam como catalisadores para o respeito às reivindicações LGBTQIA+. Para além das escolas, outros ambientes educacionais são potencializadores dessas reflexões, e por isso, no mês do Orgulho e Diversidade, o Espaço do Conhecimento UFMG promove, no dia 3 junho, às 14h, o projeto Educação na Praça - Direitos LGBTQIA+: escola, preconceito e visibilidade, em bate-papo com o professor doutor Marco Aurélio Máximo Prado.

Em 2016, por meio da Pesquisa Nacional sobre Estudantes LGBT e o Ambiente Escolar, realizada em seis países da américa latina - Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Peru e Colômbia - as organizações ABGLT, Fundación Todo Mejora e GLSEN constataram que 60% dos estudantes brasileiros se sentem inseguros em suas instituições educacionais por causa de sua orientação sexual, enquanto 43% se sentem inseguros por sua identidade/expressão de gênero. Promover discussões sobre o assunto colabora, então, com a desconstrução de estereótipos, preconceitos e discriminações.

O Educação na Praça, como projeto que visa fomentar debates importantes no âmbito educacional, realiza a atividade no mês de junho com intuito de dialogar com o público sobre a história de lutas e conquista dos direitos LGBTQIA+, a relevância da educação no enfrentamento às violações e violências e as contradições das escolas com relação a compreender o preconceito e imaginar formas de ação para inclusão, visibilidade e transformação dos processos educativos.

Marco Aurélio Máximo Prado, professor convidado para o bate-papo, é doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT+ (NUH/UFMG). Coordenou o projeto de formação de educadores “Educação sem Homofobia” e “Gênero e Diversidade na Escola” no âmbito da UFMG.

A atividade, acessível em Libras e aberta a professores da educação básica, alunos dos cursos de licenciaturas, educadores de museus e demais interessados, é gratuita e conta com 40 vagas, que serão ocupadas por meio do preenchimento do formulário on-line (https://forms.gle/zCNbasbe62QK9v2F6). Após o encontro, o museu realizará a emissão de certificado para os participantes.

Serviço:
Educação na Praça - Direitos LGBTQIA+: escola, preconceito e visibilidade
Data: 3 de junho

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários

Número de vagas: Até 40 inscritos

Descrição: A atividade se dará por uma apresentação e diálogo com o público sobre a história de lutas e conquista dos direitos LGBTQIA+, a relevância da educação no enfrentamento às violações e violências e as contradições das escolas com relação a compreender o preconceito e imaginar formas de ação para inclusão, visibilidade e transformação dos processos educativos.

Formulário de inscrição:  https://forms.gle/zCNbasbe62QK...

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

Serviço