Espaço do Conhecimento UFMG promove oficinas, brincadeiras e sessões no Planetário em programação especial de férias

Ações são gratuitas e voltadas para toda a família; apenas a entrada no Planetário é paga

As Férias no Museu do Espaço do Conhecimento UFMG vão animar Belo Horizonte. De 2 de janeiro a 2 de fevereiro, oficinas, brincadeiras e contações de histórias gratuitas levarão o público a uma viagem pelo mundo da astronomia. O museu também exibe sessões diárias no Planetário, única ação paga. Os ingressos custam R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). A política de gratuidade pode ser consultada aqui.

A aventura pelo universo começará com a oficina Um dia de astronauta. Nos dias 2 e 8 de janeiro, às 15h, os pequenos experimentarão alguns passos do treinamento que os astronautas recebem antes de serem lançados ao céu em um foguete, sentindo na pele os desafios de quem se dedica a desvendar o espaço sideral. A atividade é indicada para crianças que tenham 6 anos de idade ou mais.

No dia 4 de janeiro, o foco será o satélite natural do museu. A oficina Fases da Lua começará às 14h e ensinará os visitantes a preverem sua visibilidade em qualquer dia e horário. A atividade usa modelos de papel, a luz do Sol e o próprio corpo dos participantes para compreender os fenômenos celestes. Essa oficina é indicada para pessoas com 7 anos de idade ou mais e tem a duração prevista de uma hora.

A física do movimento

As leis do movimento estarão em pauta no Espaço do Conhecimento no dia 10 de janeiro, às 15h. A criançada vai discutir conceitos científicos, realizar experimentos práticos e desenvolver hipóteses sobre as leis da física. A proposta é refletir sobre a percepção do movimento: aristotélica ou newtoniana? O que escapou a Aristóteles? tem a duração prevista de uma hora.

Ser ou não ser?

Afinal, Plutão é ou não um planeta? Há mais de uma década, a União Astronômica Internacional o rebaixou a planeta anão, mas o debate continua. Descoberto em 1930, ele foi explorado em 2015 pela sonda New Horizons, que descobriu por lá uma atmosfera azul e a maior geleira conhecida no Sistema Solar. O Espaço do Conhecimento retoma esse debate em uma divertida contação de histórias. Plutão: ser ou não ser? acontecerá no dia 11 de janeiro, às 14h. Classificação a partir de 5 anos de idade, com entrada gratuita.

Lançar foguetes

O público também aprenderá como funciona um programa espacial. Na atividade 3, 2, 1... Lançar Foguete!, os visitantes construirão seus próprios foguetes e aprenderão a lançá-los. A entrada é gratuita e podem participar pessoas acima de 7 anos. A oficina ocorrerá nos dias 14 e 16 de janeiro, às 15h.

Novas constelações

As Férias no Museu também convidam os visitantes a criarem constelações na oficina Coleção de Estrelas. Os participantes usarão mapas estelares e, no verso, escreverão narrativas que contarão a história daquele conjunto de pontinhos brilhantes. A atividade é gratuita e indicada para maiores de 6 anos. Ela está marcada para 18 de janeiro, às 14h, e 22 janeiro, às 15h.

Teatro dos planetas

Nos dias 24 de janeiro, às 15h, e 1º de fevereiro, às 14h, no Teatro dos Planetas, o público reproduzirá os movimentos e as posições dos corpos celestes que integram o Sistema Solar de uma forma muito divertida. Ao encarnarem Júpiter, Vênus, Saturno e outros planetas, os participantes aprenderão, por exemplo, sobre a velocidade em que eles giram em torno do Sol. Tudo isso acontecerá em um amplo Tapete Astronômico, sobre o qual os visitantes identificarão as órbitas e encenarão a translação dos corpos celestes.

Astronomia divertida

O Espaço do Conhecimento também desafia a criançada a testar os conhecimentos sobre o céu e o espaço sideral em uma divertida Gincana Astronômica. A atividade agitará o museu no dia 25 de janeiro, às 14h. Os pequenos estão convidados para um jogo com twister sobre planetas, adivinhação de objetos astronômicos, quiz sobre a Lua e caça-palavras dos temas abordados nas exposições. A brincadeira é indicada para maiores de 5 anos.

Pertinho do Sol

Para fechar com chave de ouro, a oficina Conhecendo o Sol revelará o ciclo de vida de uma estrela e como é produzida a energia em seu núcleo. Em um grande papel, as crianças pintarão as diferentes etapas dessa trajetória. Em seguida, será hora de modelar o Sol em camadas e conhecer sua estrutura interna. A oficina ocorrerá nos dias 28 e 30 de janeiro, às 15h, e é indicada para quem tem 7 anos ou mais.

#FériasNoMuseu

A programação especial das férias do Espaço do Conhecimento UFMG acontecerá de 2 de janeiro a 2 de fevereiro e contará com oficinas, brincadeiras, contação de histórias e atividades na exposição Mundos Indígenas.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Serviço:

Férias no Museu do Espaço do Conhecimento UFMG

Quando: 2 de janeiro a 2 de fevereiro

Onde: Praça da Liberdade, 700, Funcionários, Belo Horizonte

partir de 6 anos

Um dia de astronauta

Quando: 2 e 8 de janeiro, às 15h

Classificação: a

Fases da Lua

Quando: 4 de janeiro, às 14h

Classificação: a partir de 7 anos

O que escapou a Aristóteles?

Quando: 10 de janeiro, às 15h

Classificação: a partir de 10 anos

Plutão: ser ou não ser?

Quando: 11 de janeiro, às 14h

Classificação: a partir de 5 anos

3, 2, 1... Lançar Foguete!

Quando: 14 e 16 de janeiro, às 15h

Coleção de Estrelas

Quando: 18 de janeiro, às 14h, e 22 janeiro, às 15h.

Classificação: a partir de 6 anos

Teatro dos Planetas