Espaço do Conhecimento UFMG promove oficinas ‘Classificadores na Libras’ e ‘Tabuleiro Acessível’, destinadas ao público surdo e ouvinte

O Espaço do Conhecimento UFMG promove a oficina Classificadores na Libras, neste sábado, dia 10 de setembro, às 14h, com duração de 1 hora e 30 minutos. Aberta a 20 participantes, com participação gratuita, a atividade é voltada para crianças, jovens e adultos a partir de 7 anos (sem necessidade de conhecimento prévio em Libras). O objetivo é proporcionar a vivência em Libras, além de apresentar diferentes aspectos e características dessa linguagem e explorar as formas de comunicação entre pessoas surdas e ouvintes.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, até 2050, 900 milhões de pessoas podem desenvolver surdez. Só no Brasil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 10 milhões de pessoas, ou 5% da população, sendo que 2,7 milhões não ouvem nada.

Existem mais de 300 variantes da linguagem de sinais no mundo. Elas são responsáveis por boa parte da comunicação de surdos. No Brasil, parte dessa população usa a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como auxílio para comunicação. Mesmo assim, e apesar da variedade de línguas de sinais, ainda existe uma necessidade grande em divulgá-las para promover a inclusão e a acessibilidade para esse público.  A Libras é uma língua de modalidade gestual-visual, reproduzida por meio de gestos, expressões faciais e corporais, com um alfabeto e estrutura linguística e gramatical próprias.

Sobre a oficina

Os classificadores na Libras são utilizados para descrever objetos, movimentos, direções e também para contar histórias e narrar situações. Durante a oficina, o participante aprenderá como os classificadores funcionam e sua importância na Libras, além de experimentar o seu uso, por meio de exercícios e jogos.  A oficina será ministrada por duas alunas do curso de Letras Libras da UFMG, Bárbara Victor e Ana Carolina. Bárbara Vitor é bolsista no Espaço do Conhecimento UFMG pelo Programa de Apoio a Inclusão e Promoção à Acessibilidade (Pipa/UFMG).

Bárbara comenta a situação enfrentada pela comunidade surda: “Ainda há muita dificuldade com acessibilidade; os surdos enfrentam muitas barreiras de comunicação, pois a Libras não chegou à maioria dos espaços públicos. Há surdos que não sabem português e se comunicam através de gestos e isso traz dificuldades. Eu já vi isso acontecer diversas vezes. Há surdos que se comunicam apenas pela Libras. Hoje, existem alguns recursos, como aplicativos no celular, que permitem se comunicar, mas é um esforço muito maior da parte da comunidade surda”. A oficina integra a programação do Setembro Azul, do Espaço do Conhecimento UFMG.

Tabuleiro Acessível

Outra oficina para promover a acessibilidade promete agitar o público. É Tabuleiro Acessível, que acontece no sábado, dia 24 de setembro, às 14h, com duração de 2 horas. Voltada para crianças e jovens a partir de 12 anos, são oferecidas 16 vagas. A iniciativa vai além da acessibilidade, pois os jogos também estimulam a socialização e o desenvolvimento cognitivo.

Os participantes poderão praticar jogos de boardgames (jogos de tabuleiro) e RPG (roleplay game). Diferentes títulos serão disponibilizados com o intuito de apresentar jogos lúdicos à população surda ou cega. Os jogos podem abordar diferentes temáticas, como consciência ambiental, povos indígenas, folclore brasileiro, dentre outros. A oficina acontecerá em parceria com o projeto Tabuleiro Acessível, que tem por objetivo acessibilizar e democratizar a cultura de jogos de tabuleiro.

O projeto Tabuleiro Acessível existe desde 2017 e foi criado pelo psicólogo e intérprete de Libras Rafael Ribeiro. Atualmente, a equipe conta com instrutores de jogos que tornam possível a conexão entre os jogadores, sejam eles surdos ou ouvintes, com diversas formações e experiências, todos atuando como voluntários.  Também atuam no RPG para pessoas cegas ou com baixa visão.  Conheça mais sobre o projeto em instagram.com/tabuleiroacessivel/.

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo do Estado de Minas Gerais. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult), é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Serviço:

Oficina Classificadores na Libras (Setembro Azul)
Dia e horário: 10/09 às 14h
Duração: 1 hora e 30 minutos
Público: crianças a partir de 7 anos, jovens e adultos (não é necessário conhecimento prévio em Libras)
Vagas: até 20 participantes

Oficina Tabuleiro acessível (Setembro Azul e Primavera dos museus)
Dia e horário: 24/09, às 14h
Público: crianças e jovens a partir de 12 anos