Espaço do Conhecimento UFMG propõe reflexão sobre as culturas indígenas na oficina virtual 'Brincando com as Palavras'

A atividade é gratuita e acontecerá no próximo sábado, dia 19 de junho, pelo Zoom

Paçoca, pipoca, Maracanã, jacaré, Ipanema: o que essas palavras têm em comum? Assim como diversos outros hábitos, comidas, práticas e instrumentos que estão presentes no nosso dia a dia, elas têm origem nos conhecimentos dos povos indígenas. Em junho, uma oficina do Espaço do Conhecimento UFMG vai propor aos participantes uma reflexão sobre as culturas indígenas, utilizando palavras presentes no léxico do português brasileiro.

O encontro será no dia 19 de junho, sábado, às 10h, pelo Zoom. As inscrições são destinadas ao público infanto-juvenil a partir dos 8 anos de idade e já estão abertas pelo formulário disponível na página do Espaço do Conhecimento UFMG e no perfil @espacoufmg, no Instagram. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição.

Por meio de jogos e desafios, a oficina Brincando com as Palavras traz, de forma lúdica e leve, uma contextualização histórica sobre os povos indígenas brasileiros. Os troncos linguísticos Tupi e Macro-Jê, sua estrutura e relevância, bem como a formação de palavras influenciadas mais especificamente pelo tronco linguístico Tupi também serão abordados.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço pertence à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente e contribuir com a formação para a cidadania. É responsável pela realização do Programa Sociocultural Unimed-BH que, ao longo de sua história, destinou cerca de R$140 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando milhares de postos de trabalho, impulsionados pelo patrocínio de mais de 5.200 médicos cooperados e colaboradores. Anualmente milhares de pessoas são alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH.

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG