Espaço do Conhecimento UFMG realiza oficina sobre ensino de astronomia para jovens

Educação na Praça: formação de educadores é uma atividade que acontecerá em três sábados de outubro e é voltada para professores dos ensinos Fund

O ensino da astronomia para crianças e adolescentes pode ser mais simples do que parece. A construção de instrumentos e aparelhos de observação e orientação astronômica transforma o conhecimento do céu em algo leve e divertido. Essa é a proposta da oficina Astronomia na Praça e na Rua, que ocorre em três sábados de outubro no Espaço do Conhecimento UFMG. A oficina é gratuita e voltada para professores dos ensinos Fundamental e Médio, com 30 vagas. Para participar, é preciso se inscrever no formulário on-line.

O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8350.

Ministrada pela física e Doutora em Educação Silvania Sousa do Nascimento e pelo físico e mestre em Educação Francisco de Borja López de Prado, a atividade discute fenômenos astronômicos observados a olho nu, como lunações e ocultação de planetas, e a orientação espacial a partir da definição do meridiano local e dos pontos cardeais.

A oficina é uma realização do Educação na Praça, projeto de formação de educadores do Espaço que realiza encontros mensais sobre diferentes áreas do conhecimento. Cada reunião tem um tema específico, com atividades lúdicas, construção e interação com modelos e estratégias de ensino.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / 9 7142-3287

www.espacodoconhecimento.org.br