Espaço do Conhecimento UFMG realiza seminário e exposição sobre o marfim na História Moderna

O marfim, sua comercialização e aplicação na arte e na decoração serão discutidos em seminário que ocorre nos dias 14 e 15 de abril, no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700). As inscrições custam R$ 10 e devem ser feitas mediante envio de comprovante de depósito e de dados do participante para o email marfimnahistoriamoderna@gmail.com.  Mais informações podem ser obtidas no site do museu  ou pelo número (31) 3409 8350.

Com participação da professora Vanicléia Silva Santos (UFMG), coordenadora de estudo sobre a origem e a rota do marfim que chegou ao Brasil durante o período colonial, do professor Eduardo França Paiva (UFMG), da professora Carolina Perpétuo Corrêa (UFRJ), entre outros, o evento contará com conferências, palestras e mesas-redondas que discutirão, além da comercialização do material, o emprego do marfim na arte mineira e como fonte para pesquisas históricas. (Leia mais em matéria no portal UFMG).

Marfim na História Moderna: comércio, fé, status social e colecionismo é uma realização do Centro de Estudos Africanos da UFMG, da Escola de Belas Artes (EBA),  do Departamento de História, e do Espaço do Conhecimento UFMG. O seminário é fruto do projeto “A produção, circulação e utilização de marfins africanos no espaço atlântico entre os séculos XV e XIX”, parceria entre a UFMG e a Universidade de Lisboa, em Portugal. O projeto internacional investiga o comércio e a circulação dos marfins no Império Português para descobrir quais as rotas, quem fabricou as peças e como chegaram ao Brasil.

"A origem das peças geralmente é atribuída à Índia, mas queremos verificar a veracidade dessas informações. A equipe brasileira já encontrou referências que grande parte das presas provinha da África Centro-Ocidental, via tráfico negreiro. O objetivo da pesquisa é justamente fazer um levantamento de informações como procedência, produção, além de levantar toda a documentação relativa a essas obras de arte", detalha Renata Diório, organizadora do seminário e pesquisadora da UFMG.

Exibição na fachada digital

Além dos debates, o seminário irá inaugurar uma exibição na fachada digital do prédio do Espaço do Conhecimento UFMG. O filme A arte do marfim nas Minas Gerais é uma série de fotografias de 30 peças do acervo de museus de Minas Gerais, catalogadas pelo projeto.

Assessoria de Imprensa do Centro Cultural UFMG

Assessoria de Imprensa do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409 -8366

Serviço