Espaço do Conhecimento UFMG recebe mostra fotográfica sobre luta antimanicomial

O dia 18 de maio tem muita importância na história da saúde mental. A data comemora a Luta Antimanicomial, que leva cerca três mil portadores de sofrimento mental e simpatizantes da causa às ruas de Belo Horizonte. Há décadas, a Escola de Samba Liberdade Ainda Que Tan Tan percorre a capital mineira em celebração da conquista do tratamento fora dos sanatórios. O Espaço do Conhecimento UFMG abriga, até o dia 30 de maio, a exposição Em Tempos de Luta, que reúne 12 cartazes que divulgam o desfile. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700, no bairro Funcionários. Informações pelo telefone (31) 3409-8350.

As frases em cada cartaz representam o eixo que inspira a construção do desfile. Muitas dessas peças foram criadas por pacientes psiquiátricos, que emprestaram sua arte para apoiar a política antimanicomial de inclusão social. O desfile em Belo Horizonte é organizado pelo Fórum Mineiro de Saúde Mental, pela Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental e pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde.

A mostra integra a Semana Nacional de Museus. A partir de uma parceria com os Centros de Convivência da Política de Saúde Mental, mantidos pela Prefeitura, o Espaço vai discutir o indizível na loucura e na arte, tratando da representatividade cultural e política dos portadores de sofrimento mental em Belo Horizonte.

A exposição faz parte a programação do Espaço do Conhecimento UFMG para a 15° Semana Nacional de Museus. Anualmente, o evento comemora o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, quando espaços culturais brasileiros desenvolvem uma programação especial. O evento é realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O Espaço do Conhecimento UFMG conta com diversas atividades e atrações durante essa semana, como instalação interativa, apresentações teatrais e exposição na Fachada Digital. Para mais informações, acompanhe o site do Espaço.

Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Assessoria de Imprensa da UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / 9 7142-3287

Espaço do Conhecimento UFMG recebe mostra fotográfica sobre luta antimanicomial