Espaço do Conhecimento UFMG retoma o projeto Educação na Praça com temática reflexiva sobre Mulheres na Ciência

A roda de conversa, no próximo sábado, dia 25, às 14h, discutirá os caminhos, experiências e enfrentamentos de mulheres dentro e fora da carreira científica

 O campo das ciências, na grande maioria das vezes, se mostra como um reduto dominantemente masculino, que renega posições de liderança a mulheres e inibe jovens garotas de seguir carreira científica. Estereótipos de gênero desestimulam o interesse em áreas da ciência e condicionam a perpetuação da invisibilização feminina no campo. Desde Marie Curie, somente 17 mulheres receberam um Prêmio Nobel em física, química ou medicina, enquanto 572 homens foram premiados nas mesmas áreas, cerca de 97% do total.

Como uma oportunidade de criação de possibilidades melhores para o futuro, o projeto Educação na Praça, do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 - Funcionários), traz, no dia 25 de março, próximo sábado, às 14h, uma roda de conversa sobre a temática Mulheres na Ciência, direcionada a professores da educação básica, alunos de licenciatura, educadores de museus e demais interessados. É necessário preencher o formulário de inscrição.

As convidadas para o bate-papo são: Érica Renata de Souza, pós-doutora em Política Científica e Tecnológica, doutora em Ciências Sociais, mestra em Antropologia e graduada em Pedagogia, além de professora do Departamento de Antropologia da UFMG e coordenadora do Grupo de Pesquisa Gênero e sexualidades, e Natália Amarinho, formada em Física Licenciatura,  mestra em Astrofísica, doutora em Ciências/Astronomia e integrante dos grupos Sapa Cientista (LBsTEM) e o conselho Inclusão, Diversidade, Equidade e Aliança (IDEA) da Sociedade Americana de Física (APS).

Segundo dados do estudo Androcentrismo no Campo Científico: Sistemas Brasileiros de Pós-graduação, Ciência e Tecnologia como estudo de caso” realizado em 2022, apesar de serem maioria entre estudantes de mestrado (57%) e doutorado (54%), as mulheres ainda continuam sub-representadas nas posições de coordenação de grupos científicos (38%) e bolsistas de pesquisa (25%). Esses números ilustram como é urgente, não apenas no mês do Dia Internacional da Mulher, discutir e enfrentar as dificuldades estruturais e institucionais com as quais as mulheres lidam ao iniciar, manter e progredir em carreiras científicas.

Em uma troca de experiências, as convidadas e os participantes discutirão o longo caminho a ser percorrido para a garantia da liberdade das mulheres, dentro e fora das ciências, bem como para o fim de muitas formas de violência que ainda se naturalizam sobre estas. A participação na roda de conversa será garantida mediante inscrição prévia. O evento será gratuito, acessível em Libras e haverá emissão de certificado para os participantes.

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade (FRMFA) e da Fundação de Apoio à Pesquisa da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. O Espaço é ligado à Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFMG e integra o Circuito Liberdade. É amparado pelas Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Serviço
Educação na Praça: Mulheres na Ciência
Data: 25 de março (sábado) - 14h
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 - Funcionários
Número de vagas: Até 40 inscritos 
Descrição: o projeto Educação na Praça, voltado para professores da educação básica, alunos dos cursos de licenciaturas, educadores de museus e demais interessados, abordará, no mês de março, o tema Mulheres na Ciência, com as convidadas Érica Renata de Souza e Natália Amarinho. 
Formulário de inscrição:  forms.gle/GqY4DrdaBa8DtnpEA

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG