Espaço do Conhecimento UFMG retoma visitas escolares presenciais no mês de abril

A visitação escolar acontecerá no turno da manhã, de terça a sábado; o formulário de inscrições será aberto no dia 25 de março

A partir do mês de abril, o Espaço do Conhecimento UFMG dá início ao primeiro período de agendamento de visitas presenciais para grupos escolares. As inscrições acontecerão via formulário eletrônico, que estará disponível para preenchimento entre 12h do dia 25 de março e 17h do dia 26 de março. Os horários disponíveis para visitação são no turno da manhã de terça a sexta-feira (das 9h às 11h) e aos sábados (das 10h às 12h). Cada vaga equivale a um grupo de, no máximo, 45 pessoas e cinco acompanhantes. Em caso de grupos com mais de 45 pessoas, é necessário fazer nova inscrição.

As visitas agendadas têm duração de até duas horas, incluindo uma sessão de Planetário à escolha do grupo e visitas à exposição de longa duração e exposições temporárias, sempre acompanhadas por uma equipe de mediadores e seguindo os protocolos sanitários e de ocupação do prédio adotados pelo comitê de enfrentamento à covid-19 da UFMG.

O preenchimento do formulário não garante o agendamento do grupo escolar. Após o envio do formulário, as escolas inscritas participarão de um sorteio público e o resultado será publicado em lista divulgada no site. Posteriormente as escolas selecionadas serão comunicadas por e-mail.

As visitas escolares presenciais, que estiveram suspensas durante os últimos dois anos devido à pandemia da covid-19, permitirão que as trocas presenciais voltem acontecer na localidade física do museu, junto aos estudantes da rede pública e particular de Belo Horizonte, região metropolitana e cidades do interior de Minas. Essa ação faz parte dos objetivos do Espaço do Conhecimento de democratizar o acesso aos espaços culturais e promover o interesse social pelos conhecimentos produzidos nas diversas ações acadêmicas e culturais da UFMG.

Os professores, educadores e escolas interessadas podem saber mais detalhes sobre a Política de Agendamento Escolar em 2022 clicando aqui.

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Serviço:

Agendamento de visitas escolares no Espaço do Conhecimento UFMG

Abertura do formulário: 25 de março, às 12h

Fechamento: 26 de março, às 17h

Inscrições:

Turno manhã (dias da semana): https://forms.gle/BFe1KygzE7BX...

Turno manhã (sábado): https://forms.gle/BQbQi8ws5uJv...

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG