Espaço do Conhecimento UFMG reúne produções artísticas geradas em oficina

Exposição, que será aberta hoje, dia 26 de setembro, conta a história da educação de surdos em Minas Gerais

Lápis, canetinhas, tesouras, colas e todo um arsenal criativo são espalhados pelas pequenas e velozes mãos. Entretanto, o motivo de tanta euforia era outro: fora das salas de aula, misturaram-se todos eles, alunos grandes e pequenos, uns tímidos, outros mais desenvoltos. Os olhos curiosos miravam Lucas Ramon Alves, que comandava uma atividade especial, uma oficina de cartuns, na Escola Estadual Francisco Sales, no bairro Barro Preto, em Belo Horizonte. Em meio a seres fantásticos e super-heróis, as projeções na parede também exibiam as peripécias de Tikinho, que também é o apelido do artista. Naquele dia de setembro, Lucas reencontrou-se com ele mesmo, o menino surdo que descobriu uma nova forma de se comunicar com o mundo. O cartunista descobriu no desenho um meio de transformar a vida de outras tantas pessoas como ele.

O resultado da oficina pode ser conferido na exposição Cartoon em Libras: a história da educação dos surdos em Minas Gerais, que será aberta hoje, 26 de setembro, Dia Nacional dos Surdos, às 14h30, na Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG. Os desenhos ficarão expostos ao lado de fotografias que registraram o processo de criação dos alunos e dos cartuns de Lucas Ramon.  No lançamento, o artista vai falar sobre o papel da arte como forma de expressão de pessoas surdas na palestra Arte surda: quadrinhos do Tikinho.

A mostra, que fica em cartaz até 22 de outubro, registra os três momentos da educação e linguagem pelos surdos: a oralidade, em que havia a proibição do uso das mãos para a comunicação, o bimodalismo, marcado pela transição entre a oralidade e o uso dos sinais como forma de expressão, e a libertação e uso da língua de sinais como principal meio de comunicação e integração social de pessoas surdas.

A oficina na Estadual Francisco Sales, uma escola para surdos, comemorou o Setembro Azul, mês em que se celebram a luta e a resistência dos movimentos de surdos em todo o país. A atividade é fruto do projeto Contando a história dos surdos, desenvolvido por Lucas em parceria com a professora Marina Evaristo dos Santos. O objetivo é resgatar, por meio de atividades lúdicas e interativas, a história da educação dos surdos.

A praça é azul

Também nesta terça-feira, a fachada digital do museu ilumina a Praça da Liberdade de azul em homenagem ao movimento. A cor, que já foi utilizada como meio de repressão e violência às pessoas com deficiência, foi reapropriada como símbolo de luta e resistência. No regime nazista, os surdos eram marcados com uma faixa azul no braço e levados para os campos de concentração. Nove décadas depois, a cor relembra essa história e marca a luta dos surdos de todo o mundo, que conquistaram importantes espaços e continuam atuando por mais representação, oportunidades e respeito.

Espaço privilegiado de divulgação e produção científica, artística e cultural, a fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG mantém diálogo permanente com a cidade, como destaca a professora Ana Flávia Machado, diretora científico-cultural do museu.

“A fachada é utilizada para exibir não só vídeos de conteúdo científico e artístico, mas também tem sido iluminada com cores e bandeiras para prestar homenagens e chamar atenção para causas importantes. Ela já foi iluminada de rosa, para alertar sobre o câncer de mama, com a bandeira do orgulho LGBT, de amarelo pela mobilidade de trânsito e, agora, integra a programação do Setembro Azul com o objetivo de lembrar a população que o movimento dos surdos merece todo o nosso respeito e atenção”, diz Ana Flávia.

Agência de Notícias UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

(31) 3409-8352 / 9 7142-3287

www.espacodoconhecimento.org.br