Espaço do Conhecimento UFMG se despede da exposição Mundos Indígenas em setembro

Público poderá visitar a exposição até 24 de setembro de 2023

Após inúmeros momentos especiais, histórias únicas, memórias inesquecíveis e visitantes de diversos lugares do mundo, a exposição Mundos Indígenas chega ao fim no Espaço do Conhecimento UFMG. A mostra segue disponível para visitação até 24 de setembro, domingo.

Inaugurada em dezembro de 2019, a exposição Mundos Indígenas representa um convite para que os visitantes possam conhecer, interagir e ampliar perspectivas sobre os povos originários brasileiros a partir das vozes e formas de expressão indígenas. Esses mundos repletos de sensibilidade e tradições são apresentados por curadores indígenas de cinco povos: Davi Kopenawa e Joseca Yanomami, do povo Yanomami, Júlio David Magalhães e Viviane Cajusuanaima Rocha, do povo Ye’kwana, Vicente Xakriabá, Edvaldo Xakriabá e Célia Xakriabá, do povo Xakriabá, Isael Maxakali e Sueli Maxakali, do povo Tikmῦ’ῦn (Maxakali), e Kanatyo Pataxoop e Liça Pataxoop, do povo Pataxoop.

Ao longo de seu período no museu, a mostra já recebeu 155.195 visitantes do público espontâneo e escolar, de Belo Horizonte, região metropolitana, interior de Minas Gerais, outros estados do Brasil e diversos países do mundo! O projeto também se reinventou devido ao distanciamento social vivenciado durante a pandemia de covid-19, com o objetivo de continuar proporcionando a experiência da visita ao público. Por meio dessa missão, a Visita Virtual à Exposição Mundos Indígenas, também acessível em Libras, já alcançou mais de 26 mil espectadores, desde o seu lançamento em setembro de 2020, no YouTube.

Depoimentos de diversos visitantes também foram coletados a partir de livros disponíveis na saída da exposição, nos quais cada pessoa pôde escrever suas percepções e sentimentos durante a visita. “Extraordinariamente necessário! Uma exposição incrível e muito emocionante”, disse Leonardo, visitante de Alagoas (Maceió). Em tradução para o português, Tanya, de Bullsbrook (Austrália Ocidental), descreveu a “Mundos Indígenas” como uma exposição maravilhosa e muito interessante. Já Eloiza, do município de Urucânia (Minas Gerais), relatou que foi ótimo reencontrar suas origens Xakriabá.

Em um país que possui cerca de 1,7 milhão de indígenas, segundo dados do Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a exposição busca valorizar as multiplicidades que permeiam culturas, saberes, tradições e produções dos povos originários no cenário contemporâneo.

O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 21h. A exposição Mundos Indígenas segue aberta para visitação até o dia 24 de setembro. Após seu encerramento, o Espaço do Conhecimento receberá uma nova exposição de curta-duração intitulada Metropolitramas, que apresenta importantes reflexões sobre a região metropolitana de Belo Horizonte e será inaugurada na primeira quinzena de novembro.

Assessoria de Imprensa UFMG

Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

Espaço do Conhecimento UFMG se despede da exposição Mundos Indígenas

Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 - Funcionários)